quarta-feira, 13 de maio de 2009

op50 - Francisco Piqueiro-"Do céu eu vejo o Porto"


data: 09 a 30 mai 2009
local: porto-portugal, porto paixão, rua sousa viterbo 65, , tel. 351 222022129, portopaixao@gmail.com, gps lat 41°8'32.07"N; long 8°36'52.53"O
acessos: , estacionamento-
horário:
preço : entrada livre

nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia

"O olhar de fotógrafo de Francisco Piqueiro é um olhar privilegiado de quem, do, alto nos dá uma nova perspectiva daquilo que achamos comum. Graças a milhares de horas de voo ele pode recolher imagens únicas das paisagens de todo o Portugal, muito especialmente da costa atlântica que ele fotografou de uma ponta a outra, em imagens de uma força comovente.
É uma experiência encantatória redescobrir na fotografia aérea a imagem insólita da Casa da Música integrada no tecido urbano, a geometria da rede viária que passa sob os arcos do Aqueduto das Águas Livres, a força telúrica do Douro na perspectiva de uma ave de rapina, o insólito padrão dos campos alentejanos ou a visionar, debaixo de água, a desaparecida aldeia de Vilarinho das Furnas… É outro Portugal este que nos faz ver Francisco Piqueiro.
Doutorado em engenharia civil, professor auxiliar de Hidráulica da Faculdade de Engenharia do Porto, desde há alguns anos que conseguiu conjugar as duas das suas paixões: voar e fotografar. Em 1998, constituiu a empresa Foto Engenho, vocacionada para a realização de serviços fotográficos e de imagem aérea. De helicóptero, tem reunido um importante acervo de imagens do nosso país para empresas e instituições, trabalhos que têm sido premiados e objecto de várias exposições."

Sem comentários: