quinta-feira, 7 de maio de 2009

op45 - Fabrizio Matos-"Ao Quilómetro Seis"


data: 09 mai (inauguraçã a 15 jun 21:30) a 15 jun 2009
local: porto-portugal, mco-arte contemporânea, Rua Duque de Palmela 141/3, , tel. 351 225102328 / 966929306,
mco@net.novis.pt, gps lat 41° 8'37.65"N; long 8°35'51.10"W
acessos: , estacionamento-
horário:
preço : entrada livre

nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia

Exposição de pintura e fotografia
"A existência efémera do cenário, seja ele cinematográfico, ou não, interessam-me desde que vi pela primeira vez, estas gigantes estruturas "bidimensionais" que ultrapassavam a altura dos muros de "cinecittá". A sua decadência após terem servido os seus propósitos, chocou-me, mas
também eles adquirem a aura maravilhosa das ruínas reais.
Também me fascinam as pinturas ilusionistas, os céus dramáticos, as paisagens bucólicas, e todos estes artificios que nos induzem o real através do imaginário.
Ao fotografar paisagens e ruínas, vou-me deparando com imagens, que tem características em comum, com os cenários. O carácter efémero desta paisagem em particular (já que deixará de existir em breve para dar lugar a construção) e a sua semelhança com as paisagens da pintura romântica, Gaspar Friedrich, levaram-me a fotografar consecutivamente este local, em busca de vários ambientes, tendo chegado a uma imagem que tinha o ambiente ideal.
Através do nevoeiro, esta paisagem ganha uma nova dimensão pictórica que, fortalece o seu carácter enigmático.
Seguiu-se a inclusão de personagens neste cenário natural, que induzem a escala deste " Set ", e ao mesmo tempo cria o enigma narrativo, que teima em não se desvendar, garantindo no meu entender, que as imagens tenham uma autonomia própria, acabando por convocar uma consciência temporal e narrativa.
O trabalho final será um conjunto de pinturas, fotografias e vídeo."

Sem comentários: