quinta-feira, 7 de maio de 2009

lx42 - John Baldessari - “Raised Eyebrows/Furrowed Foreheads”


data: 07 mai a 20 jul 2009
local: lisboa-portugal, cristina guerra contemporary art, rua santo antónio à estrela 33, tel. 351 213959559, galeria@cristinaguerra.com, gps: lat. 38°42'47.11"N, long. 9° 9'50.70"W
acessos: autocarro 9, estacionamento:
horário: ter a sex 11:00-20:00; sáb 12:00-20:00
preço :
nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia
John Baldessari que pela segunda vez expõe nesta galeria nasceu em 1931 na Califórnia, estado onde continua a viver e trabalhar (Santa Mónica).
“John Baldessari é considerado um dos artistas que revolucionou a linguagem artística ao trazer para a ribalta o uso da fotografia quando esta era apenas mostrada em galerias especializadas, graças à exploração da linguagem como ferramenta artística e pela simbiose entre a fotografia e a pintura que tem vindo a explorar nas últimas 5 décadas. A presente exposição surge no seguimento de um conjunto de trabalhos que o artista tem vindo a desenvolver sobre o corpo enquanto fragmento que se concretizou nas séries: Noses & Ears, Etc e Arms & Legs (Specif. Elbows & Knees),Etc. O seu fascínio pelo corpo, que se questiona no enfoque da totalidade ou do detalhe, recupera questões já explicitadas num conjunto de obras realizadas pelo artista nos anos 50. Em Raised Eyebrows/ Furrowed Foreheads existe uma ironia característica das suas intervenções onde um jogo de expressões faciais, nos sugerem emoções e estados de espírito, que não deixam de constituir para o observador uma reflexão sobre a especificidade do período que agora atravessamos.”

Sem comentários: