segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Será o equipamento assim tão importante ?

foto Laurindo Almeida Jul 2009

Um destes dias, durante o intervalo de almoço, encontrei o Diogo Lencastre, na secção de fotografia de uma cadeia cultural onde revemos informalmente alguns amantes da arte photográfica, que com 6 fotografias do Circuito da Boavista na mão lançava a quem encontrava um desafio "quais são as fotos tiradas com a Sony e as tiradas com a Nikon?" (pensamos referir-se à Sony HX1 que custa com lente eqv 28-560mm-545 € na Fnac e á Nikon D700-2278 € SEM LENTE na Colorfoto). Esta brincadeira com que o Diogo no fundo tentava justificar a si próprio ter feito uma boa aquisição, teve um seguimento no final do dia aquando duma tertúlia com o António Sá, conhecido fotógrafo da natureza que trabalha entre outras para a National Geographic, a Fugas, A Rotas e Destinos, a Volta ao Mundo etc, e que percebemos naquela conferência para amantes da fotografia utiliza dois corpos Nikon um D300 e outro D80, bem longe portanto dos equipamentos topo de gama que muitos fotografos amadores gostam de exibir. A questão que se levanta mais uma vez é será o equipamento a parte mais importante da captação da imagem fotográfica ?

3 comentários:

Jose Paulo disse...

A minha opinião sobre as máquinas.

Tive durante muitos anos uma D200. Não comprei a D300 porque não me pareceu valer a pena na altura em que apareceu. Em Julho adquiri uma D700.

Esta máquina deu-me novas possibilidades criativas.

Destaco: a possibilidade de subir o ISO até 2000 sem problemas; o re-encontro com o olho de peixe; uma máquina mais reactiva com uma maior gama dinâmica.

No entanto mantenho quer a D200 quer a D40 e ainda uma Canon G9. Todas têm o seu "nicho" onde as posso utilizar.

Jose paulo Andrade
www.pbase.com/jandrade

Laurindo Almeida disse...

Obrigado José Paulo Andrade com a sua opinião que que subscrevo. O equipamento pode trazer-nos limitações ou ajudar-nos a ultrapassá-las, a minha dúvida continua a ser se as "bioas" fotografias são feitas pelo equipamento ou pelo fotógrafo ? ou se quiser vemos fotos excelentes (ou se quiser intemporais) hoje em dia com o nosso equipamento que estará "técnicamente ultrapssado" rápidamente. mas continuarão a ser boas nessa altura quando a tecnologia abrir novas perspectivas.

Jose Paulo disse...

Continuando com o reciocínio do Laurindo. É óbvio que o factor mais importante é o fotógrafo. Com qualquer máquina se conseguem imagens surpreendentes e óptimas. Um telemóvel de 2 megapixeis pode obter fotografias reproduzidas em todo o mundo - estou-me a lembrar do iphone que fotografou o avião que "amarou" no Hudson. A iniciativa partiu do "fotógrafo" que obteve uma imagem inédita.