segunda-feira, 21 de setembro de 2009

19 de setembro o dia de todas as inaugurações


fotos Laurindo Almeida no CPF
este sábado, dia 19 foi o dia de "todas as inaugurações", o que acontece de quando em vez, em que tudo aparenta concentrar-se num único dia, como se tivessemos arrancado do calendário todos os restantes dias, e só quando nos confrontamos com outros é que percebemos que essa sensação não foi universal, por isso deve ser ilusória ou a precisar do "Xanax" que nunca tomei.
embora por livre escolha tivessemos ido a Montemor-o-Novo assistir ao seminário que aí se realizava, o destino não nos permitiu sair do Porto e assim escolhemos ir ao Centro Português de Fotografia assistir à conferência que antecedeu a inauguração da exposição de Giovanni Chiaramonte no Centro Português de Fotografia e em seguida ir ao novo espaço ALT na R. Santa Catarina.
Dialéticas
acto I - os horários - a conferência estava marcada para as 15:30. tivemos dificuldades em estacionar pelo que só consegimos chegar cerca de 20 minutos após aquela hora, esbaforidos pela corrida deparamo-nos com uma sala praticamente vazia - apenas 2 mestres de cerimónia. Paciência já acabou, pensamos, mas não afinal nem sequer o orador (e autor da exposição) tinha ainda chegado.
o espaço ALT prometia abrir as suas portas pelas 18:30 mas de facto pouco depois das 17:30 já se entrava e circulava pela exposição, 2 posturas mas nenhuma dentro da hora;
acto II - o evento - as cerca de 14 pessoas (a generalidade italianos amigos/familia do artista ou membros do staff ) ouvimos um discurso formal proferido sentado, em italiano de que captamos apenas palavras soltas como "Da Vinci" "telescópio" "arquitectura" "guerra" "fotografia italiana" abrilhantado por algumas imagens projectadas que não pertenciam à exposição. Deve ter sido interessante seguiu-se uma visita à exposição pelos vistos destinada apenas ao autor e a Siza Vieira ... na segunda um conjunto de gente divertida, colorida e simpática ornava a inauguração da exposição colectiva deste grupo.
acto III - as fotos - no CPF duas salas de fotos com tonalidades uniformes de uma ponta da sicilia, instantaneos que temos que melhor observar mas que nos pareceram intimistas, no ALT uma exposição diferente do que expectava-mos, cada "quadro" composto por uma foto de uma autor e um rectêngulo negro com uma foto de perfil do autor e um gráfico dos nicknames mais utilizados pelos membros do ALT para designar esse mesmo autor.
Duas exposições para 2 públicos diferentes decididamente
Não tivemos oportunidade de ir a Bombarda fica para a próxima

1 comentário:

Manuela Vaz disse...

Também andei nessas bandas :)