terça-feira, 17 de março de 2009

lx27 - Edgar Martins-"Topologias"


data: 19 mar a 19 abr 2009 (inauguração 20.mar 18:30)
local: lisboa-portugal, museu do oriente-galeria exposições temporárias, avenida brasília, doca de alcântara (norte), (entrada pela fachada virada para a av. 24
de julho), tel. 351 213585200,
minfo@foriente.pt, gps lat 38º 42' 09N; long 9º 10' 20W
acessos: autocarros: 12, 28, 714, 738, 742; eléctricos: 15E, 18E; comboios: Linha de Cascais (Estação de Alcântara), Linha da Azambuja (Alcântara-Terra),
estacionamento-parque público junto ao museu
horário: ter a qui e sab e dom 10:00 às 18:00; sex 10:00 às 22:00
preço : entrada livre
nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia
"Considerado, pela crítica britânica, um dos expoentes máximos da fotografia contemporânea, Edgar Martins (nascido em èvora mas a trabalhar em Londres onde se formou) traz ao Museu do Oriente uma mostra de trabalhos recentemente apresentados em Nova Iorque.
Palco para o confronto com o quotidiano, Topologies, chama a nossa atenção para a fluidez universal, o carácter provisório das fronteiras, a permeabilidade do espaço.
Em Topologies, o artista move-se numa paisagem de incerteza, numa paisagem cultural de fluxo, transição e oposição permanentes. São paisagens de grandes extensões de neve na Islândia, imagens de auto-estradas e aeroportos, praias que se assemelham à inóspita superfície lunar, ou imagens que testemunham os grandes incêndios que assolaram Portugal nos verões de 2005 e 2006, figuras etéreas de grande sensibilidade e pureza, quer sob a forma de cores vivas e luminosas, quer monocromáticas, como se de pintura minimalista se tratasse."
“O meu trabalho é muito simples”, declarou recentemente o artista ao British Journal of Photography, “tanto do ponto de vista visual como do ponto de vista temático. Ele focaliza-se nos espaços onde se vislumbra a polaridade entre o espaço construído e o espaço natural. É um trabalho baseado me metáforas muito simples. É um trabalho igualmente simples do ponto de vista visual, recorrendo ao preto e branco ou a cores muito saturadas.”
“À primeira vista, penso que poderia dizer-se que o meu trabalho lida essencialmente com dois temas: o impacte do modernismo no meio ambiente (a Modernidade está bem presente no meu trabalho) e a fotografia enquanto processo de representação. O meu trabalho é auto-referente, ou seja, comunica ideias sobre o quão difícil é comunicar.”
“Quando as coisas são simples, as pessoas são levadas a comprometer-se com o trabalho. Também me agrada partir do princípio de que a minha obra as leva a reflectir na fotografia como um processo. Os meios de comunicação tornam-nos muito passivos em relação à imagem visual. O que eu pretendo verdadeiramente é que as pessoas se comprometam cada vez mais com a imagem e com o ambiente exterior.”

1 comentário:

Anónimo disse...

Edgar Martins acabou de receber o prémio BES foto da última edição [dos jornais, 9 de Abril 2009]
Para conhecer melhor o conjunto da obra de Edgar Martins visite:
http://www.edgarmartins.com/