sábado, 14 de fevereiro de 2009

aqui estão os vencedores do worldpressphoto de 2008

esta foto bem inserida nas preocupações actuais do americano anthony suau para a time arrecadou o World Press Photo of the Year 2008 enquanto esperamos a exposição que se inicará em 04 de maio em Amesterdão e que passará também por lisboa e maia, bem como a publicação do respectivo livro eis as fotografias premiadas nas 10 categorias (só apresentamos as vencedoras em fotos individuais), spot news, general news, people in the news, sports action, sports features, contemporary issues, daily life, portraits, arts and entertainment e nature :






este concurso que se realiza anualmente desde 1955 está aberto apenas a repórteres fotográficos profissionais, agências fotográficas, jornais e revistas de qualquer local do mundo. o júri composto por treze editores heterogéneos de imagens reúne em fevereiro para seleccionar de entre as imagens individuais e as “histórias" que concorreram
Ao concurso de fotos de 2008 concorreram 96 268 fotos de 5 508 participantes de 124 nacionalidades
Os norte-americanos arrecadaram 10 prémios (dos quais 2 para suau) e os chineses 7, não descobrimos algum português entre os premiados mas estamos curiosos com as origens dum indiano de nome Sebastian D’Souza ...
mais informações e restantes fotos em http://www.worldpressphoto.org/

3 comentários:

Anónimo disse...

Não devo perceber mesmo nada de fotografia, algumas destas fotografias agraciadas com o 1º lugar pelos Senhores da Imprensa eu teria deitado fora de imediato dada a falta de qualidade em todos os aspectos, nomeadamente o técnico.

Anónimo disse...

Em stories Art & Entertainment o primeiro lugar foi atríbuído a uma foto (ou série)de visitantes do campo de concentração de Auschwitz. Não gosto nada da foto seleccionada. Recordei-me de outras no mesmo local do autor deste blogue. Dessas gostei muito. Emoções fazem a diferença. Técnicas não percebo. Para outros modus de ver o mesmo local:
http://www.flickr.com/photos/laurindo-almeida/sets/72157603000055669/

Laurindo Almeida disse...

Sinto-me muito lisonjeado com este comentário, obrigado ! as fotos vencedores em séries (stories) não foram postadas pois para termos uma visão global teríamos que colocar várias, para todos os efeitos não sou repórter profissional embora há uns anos atrás tenha publicado uma ou outra foto em jornais na qualidade de free-lancer e aí curiosamente não procurava tanto a qualidade artística mas o documentar o momento, hoje acho que se podem conseguir as duas coisas e porventura algumas das fotos classificadas em lugares menos importantes parecem-me mais interessantes, no sentido do primeiro comentário aqui postado, do que as vencedoras, mas são somente opiniões …