sexta-feira, 9 de outubro de 2009

votar em quem (no Porto) ?

foto Miguel e Susana Almeida 2009
Nestas alturas "invejo" aqueles que têm fé ou militância partidária, é realmente muito mais cómodo na vida deixarmo-nos orientar, entregando-nos cegamente quer seja em termos ideológicos, espirituais, clubistas, filosóficos ou outros. Os gurus, os opinion-makers e outros estão lá para nos dizer em cada momento o que fazer e como proceder deixando-nos então livres para outras actividades ... como a fotografia (mas mesmo aqui devemos é seguir as tendências da moda, assimilar umas receitas práticas ou pedir a alguém que nos regule o equipamento digital sofisticado que compramos precisamente porque ... o podiamos regular exaustivamente !)
Pois mas há alguns reistentes, imbecis, "cãos sem dono", intelectuais, e outros anormais (no sentido estatistico do termo) que teimam em tentar seguir caminhos pessoais, enfim uns chatos que querem pensar, reflectir e por vezes até descobrir coisas novas, esses degenerados são os que têm a mania de querer saber quem são os candidatos, o que pretendem fazer e coisas dessas sem nenhum interesse prático !
Mas voltemos à linha principal deste escrito, para mim que nunca me filiei em qualquer partido e não milito em qualquer um destes, as eleições autárquicas deveriam ser um acto ainda mais nobre e de decisão fácil que as legislativas. Desde logo porque se podem candidatar grupos de cidadões não afectos a partidos e depois porque deveriamos ter uma eleição de proximidade escolhendo as pessoas e respectivos programas que melhor pareçam servir a nossa autarquia.
Ora eu que habito na freguesia de Ramalde no Porto, e terei que no domingo entregar 3 votos, e que não me considero uma pessoa desinteressada da realidade social e do meu meio deparo-me com uma situação deveras curiosa e interessante :
- Junta de Freguesia- não sei quais as listas apresentadas a sufrágio ! Não sei qual a composição de cada lista e muito menos conheço os seus programas, a única informação que fizeram o favor de me fazer chegar foram 2 folhetos genéricos das candidaturas concelhias do PSD/PP e do PS, onde percebi que o actual presidente da junta se recandidata pela primeira e um antigo presidente pela segundo, mas quem são os restantes membros destas candidaturas e o que pretendem fazer na freguesia ? Que outras listas concorrem e com quem ? Eu não sei e espero que alguém saiba ...
- Assembleia Municipal e e Câmara, a informação que possuo é a mesma, mas aqui os orgãos de comunicação e um debate promovido pela Campo-Aberto fizeram-me perceber que para a Câmara há 5 candidaturas de que conheço o primeiro candidato e os nomes de alguns dos restantes em duas delas, mas decomheço a ordem nas listas. Enfim nesses debates pude perceber alguma coisa do que cada um pretende. Dos 5, a candidatura do MRPP de que só conheço o nome do cabeça de lista e nada mais parece uma carta fora do baralho, a sua apatia e falta de opinião e conhecimento manifestado nas intervenções públicas permite-se só considerar as outras 4. Todos me parecem sinceramente bem intensionados mas isso não chega, vejamos :
a. Rui Rio que foi lançado pelo PSD há 8 anos "só para dizes que não apresentava ninguém" já que a eleição era considerada perdida para Fernando Gomes e que para surpresa do próprio partido ganhou, pelo castigo que os portuenses resolveram dar a Gomes pelo desrespeito pela palavra dada e pela petulância do senhor. Gomes decerto agradeceu e lá "coitado" foi colocado nuns "jobs for the boys" como a Administração da Galp onde se atribui a si próprio lucros de milhões em desrespeito por quem trabalha neste país e esquecendo os tais principios "socialistas" que se calhar nunca teve. Mas voltemos a Rio, eleito por acaso, este menino que parecia conhecer da cidade apenas o colégio alemão, dividiu os portuenses, conflituou os cidadões hostilizou o maior clube da cidade (w no presente com maiores êxitos no país e no mundo) , parou a cidade, afastou a generalidade das associações culturais, desportivas, etc., deixou empobrecer a cidade e a região. Rodeou-se de gabinetes e consultores pagos a peso de ouro, entrou em inúmeros processos litigiosos e descaraterizou a cidade, que teimosamente teima em resistir principalmente pela mão de muita da juventude que as universidades vão formando bem como dos turistas que a Ryanair vai trazendo, colorindo uma cidade que vai caindo aos pedaços de tão abandonada parece estar;
b. Elisa Ferreira independene aparece numa candidatura cheia de apoiantes sonantes, de habitantes do Porto que aprendemos a respeitar, mas apesar da competência técnica que penso lhe reconhecermos aparece exaltada e nervosa numa campanha em que o PS parece ter abandonado e aparentemente um pouco desligada das arruadas tão em voga. As suas propostas aparecem confusas e pouco explicadas, refém das politicas do partido que a diz apoiar e nem consegue fazer passar coisas tão simples como a de que foi o PS que criou o agora tão discutido "parque da cidade"
c. Rui Sá. com experiência de trabalho na Câmara, tem poucas ou nenhumas hipóteses de chegar a presidente terá sempre contra ele o afcto de o seu partido e ele prórpio terem apoiado Rio no primeiro executivo permitindo a Rio a maioria. Hoje diz-se traído por Rio não ter cumprido as promessas que lhe fez. Apresenta-se como o vereador mais interventivo e com mais propostas feitas
d. e por último Teixeira Lopes que tenta que o BE tenha o seu primeiro mandato na Câmara
Sinceramente o que me apetece é não votar ou votar em branco devolvendo assim aos politicos a não informação e debate com que nos brindaram no porto e em Ramalde ! Se tivesse filiação ou fosse simpatizante dum partido como cemecei por dizer era fácil a "não escolha", nesse caso que me interessava quem são os candidatos e quais as alternativas, qual a lista completa e qual a ordem dos seus componentes. Já tinham decidido por mim e eu só tinha que ser "yes man" e colocar a cruzinha no "MEU" PARTIDO (ou COLIGAÇÂO COM O MESMO).
Mas como não tenho partido e quero continuar a decidir e continuo a defender a nossa participação lá terei que tentar descobrir o que não me informaram nem que seja à porta da Assembleia de voto. E para a Câmara tentar votar em alguém que possa ajudar a mudar e arejar a cidade que vem precisada está ...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

mais Nobel nas nossas fotos ...

@ laurindo almeida 2009
a Academia das Ciências Sueca premiou este ano com o Nobel da Física 2009 3 cientistas pelos seus trabalhos no campo da luz, designando-os como "os mestres da luz", luz que é nosso "objecto" de trabalho também ...
Assim Charles Kao foi distinguido pelos "avanços no domínio da transmissão da luz em fibras para a comunicação óptica", e Willard Boyle e George Smith pela "invenção de um circuito semicondutor de imagens, o sensor CCD" - é mesmo esse em que está a pensar !
Bem se fossem portugueses ficaria descansado pois finalmente tinham recebido uma boa recompensa monetária pelo seu trabalho cientifico, mas como baseiam o seu trabalho na terra do tio Sam presumo que este aspecto já não é o mais importante.
Os fotógrafos agradecem o contributo e as alterações que trouxeram ao seu trabalho ...

lembram-se da Jane Birkin ? (actualizado)


fotos clonadas da net JaneBirkin no file Wonderwall e marketing do filme Boxes
... aquela inglesa (que muitos julgam francesa ...) de voz doce e sensual que em 1969 nos trouxe com Serge Gainsbourg uma canção logo por cá (e não só) proibida cheia de sensualidade que finalizava com um orgasmo simulado. "Je t'aime moi non plus" tinha sido inicialmente escrita e gravada com Brigitte Bardot mas esta pediu a sua não publicação.
Jane Birkin tinha sido "a loira" do filme de Antonioni "Blow-up" (1966) e foi mãe da fotógrafa Kate Barry (http://www.r-g-m.net/#/kate_barry/) do seu primeiro casamento com John Barry.

fotos de Kate Berry (retrato de Charlotte Gainsboroug outra filha de jne Birkin, cantora; anúncio para La redoute e foto de jane Birkibn)
Jane Birkin, que tem toda a sua vida intimamente ligada ao cinema, está em portugal para participar na 10a. festa do cinema francês que o Instituto Franco-Portugais está a organizar.
Hoje dia 07 de Outubro 2009, pelas 18:30 no Cinema São Jorge. haverá uma sessão especial do seu filme Boxes, de 2007, em que jane (realizadora e actiz no mesmo) estará presente para uma conversa com o público. No dia 12 de Outubro o filme será rexibido no mesmo cinema.
Dia 08 de Outubro pelas 21:00 no C.C.B. Jane Birkin dará um concerto ao vivo intitulado “Entre Gainsbourg et Birkin”.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

(pequeno) tributo a Mercedes Sosa


© Laurindo Almeida 2009

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me dio dos luceros que cuando los abro
Perfecto distingo lo negro del blanco
Y en el alto cielo su fondo estrellado
Y en las multitudes el hombre que yo amo.

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado el sonido y el abedecedario
Con él las palabras que pienso y declaro
Madre amigo hermano y luz alumbrando,
La ruta del alma del que estoy amando.

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado la marcha de mis pies cansados
Con ellos anduve ciudades y charcos,
Playas y desiertos montañas y llanos
Y la casa tuya, tu calle y tu patio.

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me dio el corazón que agita su marco
Cuando miro el fruto del cerebro humano,
Cuando miro al bueno tan lejos del malo,
Cuando miro al fondo de tus ojos claros.

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto,
Así yo distingo dicha de quebranto
Los dos materiales que forman mi canto
Y el canto de ustedes que es el mismo canto
Y el canto de todos que es mi propio canto.

Violeta Parra

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

não aceito ser ministro ...

© laurindo almeida, setembro 2009
... e muito menos secretário de estado, decididamente não contem comigo para o próximo governo, aliás não percebo nada dos números resultantes desta eleição, apesar de na minha formação se incluir uma licenciatura em matemáticas, senão vejamos :
- "primeira mentira" a abstenção, ao que tudo indica a força mais votada (oficialmente 39.4 % ou seja 3678536 almas) realmente não teve esta expressão, pelo que o nr. real deverá ser cerca de 2850000 (aliás mesmo em Bruxelas é um valor desta grandeza que é considerado verdadeiro). Embora vejamos na net vários movimentos de opinião a defender a abstenção como forma de estar, para aqueles que como eu lutamos pela democracia temos alguma dificuldade em perceber esta forma de omissão de vontades;
- "segunda mentira" os resultados dos partidos que são apresentados em função dos votos expressos e não em função dos eleitores inscritos dando assim a ilusão duma maior adesão do "povo" que todos dizem representar. Assim os verdadeiros resultados deveriam ser :
abstenção 33.6 %; PS 24.3%; PSD 19.3%; CDS 6.9 %; BE 6.5%; CDU 5.2%; nulos 0.8 %; brancos 1.2%; outros partidos 2.1% o que não alteraria o número de deputados por partido mas daria mais transparência ao resultado
- "terceira mentira" a proporcionalidade dos deputados, mesmo sabendo e aceitando que não se podem eleger deputados pelos não votos dos abstencionistas ou pelos votos brancos e nulos uma proporcionalidade directa daria a seguinte distribuição de deputados eleitos por partido :
- PS 88 (e não 96); PSD 70 (e não 78); CDS 25 (e não 21); BE 24 ( e não 16); CDU 19 (e não 15) e é aqui que reside a grande mentira ... não faz sentido o método utilizado nem a distribuição por distritos que prejudica os partidos mais pequenos e de forma desigual, vejamos algumas curiosidades do método na prática nestas eleições :
- a diferença entre o CDS e o BE é de unicamente 0.61 % (nos dados oficiais) mas elegeu mais 5 deputados ! mas a diferença entre o BE e a CDU é de 1.97 % (3 vezes a anterior) e só elegeu mais um deputado !!!!
- na Madeira (tomada como exemplo visto ser uma região com votos muito concentrados) o PSD teve 48.16 % (dados oficiais), ou seja menos de metade dos votos expressos e no entanto elegeu 4 dos 6 deputados daquela região.
Estranha democracia, até aqui é preciso ser "esperto" de forma a aproveitar o "sistema" e não ser justo ... deve ser esta a verdade que os partidos que dominaram a politica até aqui (como sabem o PSD foi a força politica que mais deputados elegeu na história da democracia portuguesa seguido do PS) nos impõe.
Nota: já depois de ter publicado este post e tendo os lençois como habitualmente por bons conselheiros verifiquei que este raciocínio tem um erro, já que também fui induzido pela teoria dos "grandes partidos". Esquecendo que em caso de os deputados serem eleitos nacionalmente o PCTP/MRPP teria eleito um a dois deputados e o MEP poderia ter eleito um, as minhas desculpas.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Índia ...

foto clonada de boston.com
A Índia (e não os "índios" que esses foram praticamente todos dizimados pelos colonos americanos na sua ânsia de "criarem história") continua a exibir o seu potencial de imagens surpreendentes, a que não serão alheias os seus vastos território e população com uma panóplia de culturas muito próprias sedimentadas pelos tempos. Não nos esqueçamos que a sua língua é uma das mais importantes do mundo e que presentemente os indianos possuem importantes empresas globalizadas, de que cito a nível de exemplo a TATA, e estão na linha da frente no fornecimento de recursos humanos para sectores tecnológicos de ponta como as Tecnologias da Informação. Estes estranhos contrastes acontecem num país que não conheço localmente mas que vou descobrindo em reportagens, relatos, filmes (como sabem "quem quer ser bilionário" foi filmada na Índia).
Apesar de os Portugueses terem tido lá uma presença importante este país ainda tem para nós algum mistério, sendo que muitos dos portugueses que lá se deslocam o fazem por motivos filosófico-religiosos. Como curiosidade, parece que uma palavra que designa pimenta na índia, ou nalguma das suas regiões, tem uma pronuncia do tipo "putapari" que dizem resultar duma expressão dum português ao provar esta especiaria. No entanto pelo que sei trata-se dum povo acolhedor e não é nada díficil ao fotógrafo encontrar nas redes sociais fotógrafos locais dispostos a acompanhá-los e a ajudá-los a abrir os segredos daquelas paragens e o contacto com os hábitos mais intimos do seu dia-a-dia.

Vem isto a propósito duma reportagem que vimos há uns dias aqui (http://www.boston.com/bigpicture/2009/09/recent_hindu_festivals_and_rit.html ) e que nos traz imagens espectaculares dum festival religioso local. Vale a pena ver estas fotos em que a tradicional falta de côr ambiente é completamente preenchida pelo colorido que as pessoas e as suas criaç~eos enprestam a esses mesmo locais

terça-feira, 22 de setembro de 2009

estranha sensação ...

quase todos nós já passamos por aquela sensação psicológica normalmente designada por dejá vu e que algumas teorias atribuem a uma falha no cérebro, uma confusão com o armazenamento de acontecimentos que estão a acontecer na memória de médio ou longo prazo sem passarem pela memória imediata, o que se acontecesse neste computador provavelmente provocaria um dos ecrãs azuis de crash do sistema que tanto detestamos.
pois foi exactamente essa sensação que tive ao olhar para a bela fotografia vencedora do concurso Reflex da revista Cais e do BES da autoria da Márcia Monteiro (mais info aqui), não que duvide das capacidades da autora, mas provavelmente por um erro de endereçamento da minha memória ... parabéns pela escolha
foto clonada do site da Cais

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

em campanha (Paulete Matos - BE) ...

foto clonada do Flickr (http://www.flickr.com/photos/paulete/)
por um artigo publicado no JN de ontem ficamos a saber que Paulete Matos é a fotógrafa que acompanha o BE na campanha eleitoral
Para quem não conhece o trabalho desta Angolana de 57 anos estará decerto a ignorar um dos grandes nomes da fotografia comtemporânea portuguesa que nos inunda com uma profunda sensibilidade (feminina?). Imprescindivel uma visita aos seus álbums no flickr
Parabéns ao Bloco por tão bem se acompanhar e se deixar retratar ...

19 de setembro o dia de todas as inaugurações


fotos Laurindo Almeida no CPF
este sábado, dia 19 foi o dia de "todas as inaugurações", o que acontece de quando em vez, em que tudo aparenta concentrar-se num único dia, como se tivessemos arrancado do calendário todos os restantes dias, e só quando nos confrontamos com outros é que percebemos que essa sensação não foi universal, por isso deve ser ilusória ou a precisar do "Xanax" que nunca tomei.
embora por livre escolha tivessemos ido a Montemor-o-Novo assistir ao seminário que aí se realizava, o destino não nos permitiu sair do Porto e assim escolhemos ir ao Centro Português de Fotografia assistir à conferência que antecedeu a inauguração da exposição de Giovanni Chiaramonte no Centro Português de Fotografia e em seguida ir ao novo espaço ALT na R. Santa Catarina.
Dialéticas
acto I - os horários - a conferência estava marcada para as 15:30. tivemos dificuldades em estacionar pelo que só consegimos chegar cerca de 20 minutos após aquela hora, esbaforidos pela corrida deparamo-nos com uma sala praticamente vazia - apenas 2 mestres de cerimónia. Paciência já acabou, pensamos, mas não afinal nem sequer o orador (e autor da exposição) tinha ainda chegado.
o espaço ALT prometia abrir as suas portas pelas 18:30 mas de facto pouco depois das 17:30 já se entrava e circulava pela exposição, 2 posturas mas nenhuma dentro da hora;
acto II - o evento - as cerca de 14 pessoas (a generalidade italianos amigos/familia do artista ou membros do staff ) ouvimos um discurso formal proferido sentado, em italiano de que captamos apenas palavras soltas como "Da Vinci" "telescópio" "arquitectura" "guerra" "fotografia italiana" abrilhantado por algumas imagens projectadas que não pertenciam à exposição. Deve ter sido interessante seguiu-se uma visita à exposição pelos vistos destinada apenas ao autor e a Siza Vieira ... na segunda um conjunto de gente divertida, colorida e simpática ornava a inauguração da exposição colectiva deste grupo.
acto III - as fotos - no CPF duas salas de fotos com tonalidades uniformes de uma ponta da sicilia, instantaneos que temos que melhor observar mas que nos pareceram intimistas, no ALT uma exposição diferente do que expectava-mos, cada "quadro" composto por uma foto de uma autor e um rectêngulo negro com uma foto de perfil do autor e um gráfico dos nicknames mais utilizados pelos membros do ALT para designar esse mesmo autor.
Duas exposições para 2 públicos diferentes decididamente
Não tivemos oportunidade de ir a Bombarda fica para a próxima

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

terão os espanhois escolhido primeiro ?

Laurindo Almeida
... assistimos recentemente à introdução no discurso político eleitoral dos conflitos Espanha-Portugal, o que me parece curioso, já que expectava que os partidos do dito "centrão" introduzissem antes o tema "oposto", pese embora este não conste dos seus programas de governo nesta próxima legislatura que por sinal tem poderes de revisão constitucional (o que como sabem nem sempre acontece), o tema da regionalização que tem trazido riqueza, desenvolvimento e prosperidade aos nuestros hermanos (e noutros países onde foi introduzida) em confronto connosco que continuamos "unos" mas quase todos mais pobres tirando a capital do reino onde se acumulam os politicos ... e as riquezas
bem mas porquê falar de espanhois (e de regionalização) neste blog ? o meu post de hoje não pretende tomar partido neste esgrimir de nacionalismos pelos 2 partidos curiosamente mais europeiistas, embora seja sobre espanhois e portugueses :
recentemente foi organizado no país vizinho um grande acontecimento de fotografia - a photoespaña09 com um balanço impressionante durante o seu pouco mais de um mês de funcionamento :
- 693.000 visitantes;- 74 exposições (Madrid, Lisboa, Cuenca, Álcala de Henares)
- 259 fotógrafos e artistas de 40 países;
- 73 patrocinadores e instituições participantes;
- Campus, Encontros de profissionais, concursos, maratona fotográfica, "noite da fotografia" com milhares de participantes e muitas outras iniciativas;
- "descobrimentos" (incentivo a novos valores) em Madrid, Lima e México, onde se analisaram 1146 portfolios de 65 países;
- 26 milhões de acessos ao seu site, presença de 837 jornalistas de 437 medias de 22 países
mas não se ficam por aqui e após o encerramento neste outono vão :
- visionar portfolios em São Paulo e na Guatemala e promover/participar em várias iniciativas em Milão.
A edição de 2010 será entre 02 de junho e 25 julho 2010 e os números devem crescer!
E em Portugal, para além de se explorar os sentimentos de "nada querermos com espanhóis" ? Nós por cá todos bem, dizem fotografia que é isso ? arte fotográfica para quê "ninguém liga".
As poucas galerias dedicadas à fotografia - como a Serpente no Porto continuam no seu autismo dizendo que só expõe os "seus" artistas, curioso apetece perguntar, e como apareceram, compraram-nos ou nasceram na "loja" ? Quando se propõe à Camara do Porto trazer a fotografia para a cidade, são receptivos em termos de espaços mas desde que alguém patrocine ... gostariamos mais de ouvir "Vamos ajudar a procurar patrocinios" ... E o que tem isto a ver com regionalização ? Não tem realmente nehuma ligação aparente, mas assistimos a um impressionate conjunto de actividades de iniciativa ou com apoio institucional em Lisboa que não vemos no Porto e no resto do País, num centralismo tido como "natural" pelo poder. Dirão vocês, mas o Porto até tem o CPF, pois tem e fica num belo edificio e se lhe dessem alguns meios potenciariam a organização e e apoio de eventos fotográficos, como está terá que se transferir para Lisboa para que esses meios apareçam. Bem resta Serralves, com forte iniciativa, mas que não é estatal embora pareça que o Estado pense que esta Fundação se deve substituir ao próprio Estado em termos de responsabilidade de cultura no Norte, e infelizmente é isso que tem acontecido, até parece que o Estado pensa que só tem que apoiar a capital, sitio aliás carenciado culturalmente como sabemos. Mas Serralves, perdoe-me o seu director que conheço de longa data, não parece muito voltado para a fotografia e as iniciativas nesta área talvez não sejam muito felizes.
Esclareça-se nada nos move contra Lisboa, antes pelo contrário queremos Lisboa com muitas iniciativas, que saudamos e participamos quando temos disponibilidade, mas ´saudaremos um país muito mais descentralizado nos seus vários aspectos incluindo o cultural.
Claro que também há exemplos positivos. Parabéns a Braga, a Coimbra e a tantas outras localidades que promovem a fotografia. Parabéns ao BES que com mais ou menos felicidade tem apoiado financeiramente algumas iniciativas de arte fotográfica, e parabéns aos Espanhóis que parece que como na anedota "escolheram primeiro".

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Será o equipamento assim tão importante ?

foto Laurindo Almeida Jul 2009

Um destes dias, durante o intervalo de almoço, encontrei o Diogo Lencastre, na secção de fotografia de uma cadeia cultural onde revemos informalmente alguns amantes da arte photográfica, que com 6 fotografias do Circuito da Boavista na mão lançava a quem encontrava um desafio "quais são as fotos tiradas com a Sony e as tiradas com a Nikon?" (pensamos referir-se à Sony HX1 que custa com lente eqv 28-560mm-545 € na Fnac e á Nikon D700-2278 € SEM LENTE na Colorfoto). Esta brincadeira com que o Diogo no fundo tentava justificar a si próprio ter feito uma boa aquisição, teve um seguimento no final do dia aquando duma tertúlia com o António Sá, conhecido fotógrafo da natureza que trabalha entre outras para a National Geographic, a Fugas, A Rotas e Destinos, a Volta ao Mundo etc, e que percebemos naquela conferência para amantes da fotografia utiliza dois corpos Nikon um D300 e outro D80, bem longe portanto dos equipamentos topo de gama que muitos fotografos amadores gostam de exibir. A questão que se levanta mais uma vez é será o equipamento a parte mais importante da captação da imagem fotográfica ?

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

que exposições visitaram nas férias ?...

foto laurindo Almeida 2009
agora que para a grande maioria de nós o principal período de férias terminou ou está a terminar, era interessante saber que exposições visitamos e que opinião e ideias trouxemos das mesmas ... para além claro da exposição solar.
pela minha parte irei trazer alguns comentários das poucas visitadas neste período estival
fico à espera dos vossos comentários ...

cartazes eleitorais ainda ...


respondendo ao nosso apelo este grupo de "amigos" resolveu fazer uma interpretação muito pessoal dos outdoors sendo mais selectivos (gente cómica é outra coisa) relatyivamente à oferta, seguiram a sugestão do "ou eu ou ela, mais nada!" e substituiram-se nas fotos. Continuamos sem conhecer os fotógrafos, reparamos na mudança de gravatas, mas a "leitura" parece mais sentimental ... enfim fica o contributo

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Exposições de fotografia e outros acontecimentos

foto laurindo Almeida. Lisboa, Rossio, Julho 2009
já está, embora com um layout provisório, toda a componente meramente informativa
passou para o site fotografia.modusdever.com (se clickar tem acesso ao mesmo)
Assim, desde 01 de Setembro de 2009 :
- divulgação de exposições de fotografia (fotografia.modusdever.com/expos.html);
- concursos de fotografia (fotografia.modusdever.com/concursos.html);
- outros eventos de fotografia (fotografia.modusdever.com/iniciativas.html) , etc.
deixam de ser colocadas neste blog, que passa a estar dedicado unicamente a opiniões (não é para isso que serve um blog ?). Se quisermos opininar sobre uma exposição que tenhamos visitado por exemplo este é provavelmente o local certo.
O mundo é dinâmico e uma parte do conhecimento faz-se experimentando e mudando, portanto se chegar-mos À conclusão que não foi uma escolha acertada podemos sempre retomar as publicações de eventos com o formato antigo ou outro. Opiniões são sempre bem vindas
Um abraço a todos e boas fotos

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

mais cartazes eleitorais desta vez para as eleições ... alemãs

cartazes do Partido Democrático Social (SPD-centro-esquerda)
"Energia atômica é coisa do passado. Energia limpa é o futuro. E por isso eu voto SPD" (esq)
"Educação não deve depender da conta bancária dos pais. E por isso eu voto SPD" (dir)

Cartazes da União Democrática Cristã (CDU- conservador)
"Nós temos a força para famílias fortes" (esq.) -- Foto de Ursula von der Leyen
" Nós temos a força para economia com racionalidade"(dir.) -- Foto de Karl-Theodor zu Guttenberg


Um amigo enviou-me um link para uma tradução brasileira dum artigo do Der Spiegel sobre cartazes de 2 das principais forças que disputam as eleições de Setembro na Alemanha.
Será interessante algumas comparações com os nacionais (post abaixo). Como ainda não consegui o cartaz do BE no estilo dos outros apresentados (a que designarei por "cromos" numa alusão às antigas cadernetas com rostos) nem descobri quem são os fotógrafos desses mesmos cromos, não vou para já comentar ou comparar mas gostaria de obtrer comentários dos leitores.
Chamaram-me a atenção para um facto curioso . nos cartazes da CDU alemã todos os ministros estão sorridentes mostrando os dentes ("sorrindo com a cara toda"), em todos os portugueses (ñão sei como está o do BE) todos os candicatos estão de boca fechada, uns mais sorridentes e outros menos. A mesma actitude encontramos nos cartazes do SPD alemão. Razões ?
Uma outra diferença curiosa que encontro desde já é nos alemães a fotografia estar assumida no cartaz onde se sobrepõe caixas de texto e logotipos enquanto nos cartazes portugueses, sem excepção os fundos da fotografia são eliminados ... uma questão cultural ?

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

descubra as diferenças ...







resolvemos ir ver que tal se saíam os fotógrafos das 5 principais forças candidatas às próximas eleições ... e ficamos tentados a publicar aqui 5 dos outdoors (embora o Expresso numa sondagem publicada admita a hipótese do MEP eleger um deputado por Lisboa, não conseguimos um cartaz deste partido).
resta-nos descobrir quem foram os fotógrafos e os designers gráficos, bem como comparar o estilo e as mensagens de cada uma das forças


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Voltamos e ... com eleições à porta

Lucca, Italia Ago 2009 Nikon D3, 28-70mm @Laurindo Almeida
Como prometido aqui estamos em Setembro de volta. Ainda sem o anunciado redesenho que se irá efectuando mas com uma nova filosofia. Iremos reservar este blog mais para intervenções pessoais, deixando a parte mais informativa para outro local - uma das páginas web do ModusDeVer que entretanto vão sendo criadas, também com um grafismo provisório enquanto não assentamos toda a linha gráfica.
Entretanto, dado que estamos no ínicio do periodo de campanha eleitoral para as eleições que onde levar à constituição de mais um governo e assembleia da república, entretivemo-nos a ler os programas dos vários partidos e houve um que nos chamou particularmente a atenção, senão vejamos excertos do seu programa:
- aumento do subsídio de nascimento para quatro mil euro;
- criação de um abono mensal de 190 euro por criança até ao fim do ensino secundário;
- ajuda financeira às familias monoparentais;
- reforma mínima garantida de 570 euro;
- redução em 25% das emissões de CO2 até 2020;
- diminuição de 18 a 11 % do imposto sobre as pequenas e médias empresas;
- supressão das portagens nas autoestradas;
- redução das taxas sobre os combustíveis;
- imposto sobre o consumo fixado a 5 % (pelo menos até 2013)
in Público 31.agosto.2009 pág 12
só tem um problema estas medidas são do recentemente eleito Partido Democrático do Japão, que ao fim de cerca de 50 anos vai substituir os politicos e governos "do costume"!
Por cá o Sócrates acha que a politica se resume a eleger sempre os mesmos politicos (neste caso e segundo o mesmo com opções ainda mais reduzidas aos do seu partido e ao da Manuela F Leite), embora muitos continuem a teimar em interessar-se cada vez mais por politica e cada vez menos por estes politicos ...
Até breve

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Porto - para variar uma exposição nossa - "blue met green in black"


data: 28 jun a 07 out 2009 (na semana de 12 a 15 set só parte da manhã)
local: porto-portugal, casa dos açores do norte, rua bonfim 163, 4300-069 Porto, tel. 351 225194050 / 960226173, casadosacoresdonorte@gmail.com, gps latit: 41° 8'57.47"N, long 8°35'48.84"O
acessos: metro do porto - estação campo 24 de agosto
estacionamento: dificil na rua pode-se arriscar em cima do passeio em frente, alguns parques nas imediações
horário: seg a sex 09:30 às 18:00 (de 12 a 15 setembro apenas de manhã)
preço : entrada livre
Devido ao período de férias a exposição tem algumas alterações :
a. por sugestão da Casa dos Açores foi prolongada até 07 de outubrode 2009, por isso deixa de haver desculpas para não aparecerem;
b. na semana de 12 a 15 Setembro apenas das 09:30 às 12:30,
Para visualizar as fotos da exposição clique aqui
Irei também tentar colocar aqui links para os sites de que tomei conhecimento que tiveram a amabilidade de divulgar a exposição :
- a revista Sábado no seu GPS (cartaz) noticia a exposição
- o JN na sua edição impressa de 2009-07-30 na página 53 noticia a exposição
- o Guia do Lazer do jornal Público noticia a exposição
- o site PortoVivo.com noticia a exposição
- o blog brasileiro Entresseio do Silvio Neves de São Paulo noticia a exposição
- o site oficial do Turismo do Porto noticia (e destaca na pág de entrada) a exposição
- o blog Agenda Cultural do Porto (não oficial) tem uma noticia muito desenvolvida sobre a exposição
- o blog do amigo Orlando Teixeira brinda-nos com uma foto do Majestic
- o blog do amigo Penin Redondo honra-nos com um destaque sobre a exposição
- o blog do Olhares embora resolvendo trocar-me de sexo noticia a exposição
Agradeço ainda a todos os amigos que me honraram com a sua presença no dia da inauguração.
Apareçam - serão todos bem vindos a esta exposição conjunta minha e do João Almeida, comentem e critiquem, a cultura é feita deste intercâmbio de ideias
o local é a Casa dos Açores na Rua do Bonfim, 163 ali a escassos metros da estação do metro do Campo 24 de Agosto
A exposição manter-se-á até ao final do mês de Agosto no horário entre as 9:30 e as 18:00
A exposição de fotografia “blue met green in black” surge a convite da Casa dos Açores do Norte integrada na XXII Festa do Divino Espírito Santo no Porto, estando a sua inauguração agendada para cerca das 12:00 do próximo domingo, dia 28 de Junho de 2009, no decorrer do programa das referidas festividades.
O título em língua inglesa possui uma sonoridade muito própria, lembrando os “fluxos e refluxos” das ondas, pretende ser uma homenagem à panóplia de açorianos que partiram para o outro lado do seu/nosso Atlântico e que enchem no período estival de bandeiras americanas as ruas e caminhos do arquipélago.
O azul do mar e céu tão presentes e dominantes, encontraram no negro vulcânico mesclado com um verde intenso quase fosforescente que não pode deixar alguém indiferente muito menos o olhar de captadores de imagens, o mote desta exposição numa tentativa de identificar as emoções dos primeiros homens a fixar-se naquelas paragens.
As fotografias resultam de uma curta mas intensa passagem em conjunto pelo Pico e Faial em 2008, e reflecte dois modos de ver pessoais e diversificados sobre estas duas ilhas que apesar de serem já consideradas das mais belas ou melhores para viver do planeta continuam desconhecidas para muitos portugueses.
Se para o João, habituado a registar intensamente a figura humana esta aparece como que envergonhada num conjunto de imagens em que pormenores da paisagem picarota dominam o espaço representado, para o Laurindo o conjunto escolhido pretende mais representar as emoções fortes, únicas e ainda naturais que as ilhas nos transmitem.
Os registos digitais dos 2 autores foram impressos a cores por processo Lambda, a 254 dpi's.
A exposição estará patente entre 28 de Junho e 31 Agosto de 2009 na sala de exposições da Casa dos Açores do Norte (CAN).

segunda-feira, 15 de junho de 2009

interregno 2

foto Laurindo Almeida, habitante anónimo do Porto, já falecido
Voltaremos uma destas semanas (provavelmente em setembro)
com esta foto datada algures de 1975, feita com uma Nikon F, (mal) digitalizada a partir duma prova impressa já que o negativo está algures em ninhures e onde vemos um jovem gato, seguramente já falecido, que parece com alguma sabedoria natural aguardar pelo futuro, pretendo anunciar uma pequena pausa neste blog, uma pausa e não uma despedida
sendo este um blog de "um homem só" a que a susana por vezes nos pontua com alguma contribuição, cerca de seis meses após a sua criação pensamos estar na altura dum pequeno interregno para reflexão e reorganização do mesmo
a todos os que diariamente me dão a honra de me visitar e a que vou ter a ousadia de os considerar amigos embora provavelmente em muitos casos sem os conhecer peço um pouco de paciência, voltarei para a semana espero com uma participação mais formativa e opinativa não descurando a parte informativa que necessita de processos de automação que espero conseguir efectuar
serei breve e entretanto ainda neste formato irei postando algumas opiniões

domingo, 14 de junho de 2009

pt36 - Lagos colectiva "Entre o Céu e o mar"

paulo nozolino
data: 21 jun a 13 set 2009
local: lagos-portugal, centro cultural de lagos, rua lançarote de freitas 7, tel. 351 282770450,
exposicoes.ccl@cm-lagos.pt, gps latit: 37° 5'59.60"N, long 8°40'18.65"W
acessos: estacionamento:
horário: seg a sáb 10:00 às 20:00
preço :
nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia
“O título desta exposição, “Entre o Céu e o Mar”, deriva da poética visual suscitada por uma fotografia de Paulo Nozolino, de 1979, efectuada em Lagos.” e que encima este post

“[...] o Centro Cultural de Lagos apresenta a exposição “Entre o Céu e o Mar”, com obras de Paulo Nozolino, João Louro, Edgar Martins, Patrícia Almeida, Julião Sarmento, Paulo Brighenti, Miguel Ângelo Rocha e Joana Bastos. Este projecto é comissariado por Miguel Amado por convite do CAV – Centro de Artes Visuais de Coimbra. Esta exposição responde ao tema geral, “As Bright As the Sun”, daquele programa de arte contemporânea com obras da colecção do CAV e de diversas obras inéditas, encomendadas aos artistas, enquadradas pelo espaço expositivo concebido pelo arquitecto João Luís Carrilho da Graça.O título desta exposição, “Entre o Céu e o Mar”, deriva da poética visual suscitada por uma fotografia de Paulo Nozolino, de 1979, efectuada em Lagos. A referida obra retrata uma rapariga a nadar, num fundo que une o céu e o mar, juntando as dimensões terrenas e celestiais num resultado onírico. E é neste sentido que artistas e respectivas obras, presentes neste projecto, exploram os limites e possibilidades do visível ou interpretam, com ironia, os estilos de vida próprios da época estival, ou ainda abordam objectivamente o Algarve como destino turístico.”

sábado, 13 de junho de 2009

lx57 - Guillaume Pazat "Sensation"


data: até 20 jun 2009
local: lisboa-portugal, kgaleria, rua da vinha 43A, bairro alto, tel. 351 213431676, kgaleria@kameraphoto.com, gps lat ; long
acessos: , estacionamento-
horário: qua a sáb 15:00-20:00 (excepto feriados)
preço : entrada livre
nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia

primeira exposição de um francês radicado em lisboa, colaborador de vários jornais e revistas o que lhe grangeia desde logo algum apoio mediático como as duas páginas do público de 13 de jun, cofundador da kameraphoto em que se inclui a galeria que lhe abre as portas mostra-nos fotos basicamente da américa latina embora as classifique de qualquer lugar, um pouco recriando a teoria dos não-lugares

sexta-feira, 12 de junho de 2009

pt37 - Lucía Burbano e Teresa Nóvoa "sou transmontana, sou mulher - retratos"


data: 12 a 30 jun 2009
local: braga-portugal, velha-a-branca, estaleiro cultural, largo da senhora-a-branca 23, , tel. 351 253201690 e 916249180, info@velha-a-branca.net, gps lat 41°33'7.82"N; long 8°24'56.40"W
acessos: , estacionamento-
horário: seg a sex 16:00-19:00 e 21:00-01:00; sáb e dom 14:00-19:00 e 21:00-01:00
preço :
nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia
integrado n'A Velha Vai… a Miranda do Douro
"Num encontro entre fotojornalismo e antropologia, captaram-se alguns retratos de mulheres transmontanas que vivem, trabalham e constroem o mundo (rural). Imagens, sons e textos dão-lhes rosto e voz."

40a Art Basel


decorre até domingo aquela que é considerada por muitos a mais importante feira internacional de arte moderna e contemporânea com 300 galerias dos cinco continentes que mostram obras de mais de 250 artistas emergentes ou consolidados, com obras de várias disciplinas artisticas entre as quais claro a fotografia
basel que acolhe a feira é uma cidade medieval estratégicamente situada no ponto de união da Suiça, Alemanha e França

terça-feira, 9 de junho de 2009

"Toda a vida num minuto" exemplos de efeito Morphing

reproduzido a partir do youtube (autoria Levan Ramishvili)

este trabalho de 2008 parece-nos um bom exemplo de morphing
... (versão inglesa ) "My mommie can fly like a bird"As a teenager he talks about beeing a pilot, but he couldn't, so he started working at an oilreck in Norsjøen (as a grown up man) then he talks about his kids, and that his daughter got a daughter that looks like his wife. The wife died last year.As he grows older he talks about the grass, and that he didn't have the time to smell the grass before. That you have to live life.The last thing he says is "Soon, it will be my turn to fly, mommie"
de seguida um obtido somente a partir de fotografia (são 2 exemplos avulsos com o único objectivo de divulgar esta técnica a que voltaremos brevemente)

também retirado do youtube (autoria afterthetone)

lx56 - Daan van Golden "Vermelho ou Azul (Red or Blue)"


data: 20 jun a 06 set 2009
.........conversa com daan van golden e anne pontégnie 20 jun às 16:30
.........visitas guiadas por miguel wandschneider 04 jul e 05 set 17:00
local : lisboa - portugal, culturgest edifício sede da CGD, galeria 1, rua arco do cego, piso 1, tel. 351 217905155, culturgest@cgd.pt, gps lat: 38°44'28.46"N; long: 9° 8'34.93"O
horário: seg a sex (encerra à ter) 11:00 às 19:00 (última entrada 18:30)sáb, dom e fer 14:00 às 20:00 (última entrada 19:30)
preço : 2 euros (grátis até 16 anos, descontos vários)
acessos: metro : estação campo pequeno, autocarros : 54 e 56 paragem campo pequeno, 21, 36, 44, 45, 49, 83, 90, 91, 727, 732, 738 paragem av. república, 7, 22, 40 e 767 paragem pr. de londres, 7, 35, 727 e 767 paragem av. roma
nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia
"Nas suas pinturas e fotografias meticulosamente executadas, Daan van Golden (Roterdão, 1936) encontra a beleza no quotidiano e trata objectos mundanos com integridade e respeito, mostrando-nos coisas familiares sob um novo olhar. ~8...) Organizada pelo Camden Arts Centre de Londres em colaboração com o Mamco de Genebra e a Culturgest, esta é a primeira grande exposição internacional itinerante de Daan van Golden, um artista bem conhecido e venerado na Holanda desde a década de 1960."

op69 - "Ilustrar Portugal"


data : 15 (inauguração 18:30) a 26 jun 2009
local : vila nova de gaia- portugal, el corte inglês - 6º piso Sala de Âmbito Cultural - Av. República 1435 tel 351 223781400 servico_clientes@elcorteingles.pt
acessos: metro - joão de deus (l. amarela); estacionamento : parque no local grátisd à noite e fim de semana
horário : das 10:00 às 23:00
preço : entrada livre
nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia

"Um Sorriso vale tudo! Ilustrar Portugal - Gentes e Locais é uma ideia desenvolvida por 15 amigos (*) amantes da fotografia. Este projecto funciona em torno de uma exposição itinerante, que irá ser exposta no país inteiro, sendo o seu principal objectivo obter o maior donativo possível para a Associação Terra dos Sonhos. "

segunda-feira, 8 de junho de 2009

tf24 - 5a. sessão de "contributos para a história da fotografia no Porto"


quando : 30 junho 2009 21:30
onde : IPF-Porto R. Vitória 179 4050-634 Porto
quem : Jorge Viana Bastos
tema : O Núcleo de fotografia do Sindicato dos Bancários do Norte
inclui exposição de trabalhos de Aires Araújo Pereira, António Alberto Costa, António Almeida, António Eurico Morais, Eduardo Nogueira, Fernando Mário Castro, Jorge Viana Basto, José Godinho, José Santos Cerqueira, Júlio Fernando Pereira, Manuel Manarte, Manuel Pereira Cardoso, Manuel Santos Vale, Mário Pina Cabral, Rui Manuel Costa entre 30 junho 2009 a 20 julho
conferências deste ciclo já realizadas :
- 1a. sessão - 31 mar 2009 21:30 Estórias da Fotografia no Porto - António Manuel Morais (
ver opinião no blog)
- 2a sessão - 28 abr 2009 21:30 A origem da fotografia no Porto : visão crítica dos percursos - Teresa Siza e Maria Carmo Serén (assistimos mas não colocamos opinião neste blog)
- 3a. sessão - 12 mai 2009 21:30 a importância da associação fotográfica do Porto - João Paulo Sotto Mayor, João Menéres e Viana Basto, a que infelizmente não podemos estar presentes
- 4a. sessão - 26 mai 2009 21:30 o grupo IF - Ideia e Forma - António Drummond, Henrique de Araújo, João Paulo Sotto Mayor e Manuel Magalhães uma tertúlia muito interessante onde podemos conhecer algum do trabalho dos membros deste grupo, suas motivações, diferenças relativamente à AFP e alguns dos planos futuros
próximas conferências agendadas :

- 21 jul 2009 21:30 a formação em fotografia no Porto
"A história da Fotografia do Porto é uma riqueza quase desconhecida e em risco de se perder da memória da cidade. O ciclo (...) pretende iniciar a colheita de dados para a elaboração desta história (...) É um programa que deve ser caro não só para os fotógrafos portuenses como a todas as pessoas que estimam a preservação do património cultural do Porto. Organizado por António Manuel Morais, este ciclo de conferências é constituido por seis sessões. sempre acompanhadas por uma exposição de fotografias."

op60 - João Lopes Cardoso "São João - Lugares Altos, Olhares …"


data: 12 a 21 jun 2009
local: porto-portugal, teatro nacional são joão (ministério da cultura), pr. Batalha, , tel. 351 800108675/223403900, geral@tnsj.pt, gps lat 41°8'43.04"N; long 8°36'26.76"W
acessos: Eléctrico: 22, Autocarros: 207, 303, 400, 904, 905, metro: Bolhão ou São Bento, estacionamento-gratis-Via Catarina Shop (R. Formosa ou R.
Fernandes Tomás) - seg a sáb 20:00-01:00; dom e fer 08:00-01:00
horário: ter a sáb 14:00-19:00; dom 14:00 às 17:00 e durante espectáculos
preço : entrada livre

nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia

"No âmbito das comemorações do cinquentenário do Hospital de São João, celebrar-se-á aquele que lhe dá nome e, porque profundamente enraizado na cultura popular nortenha e portuense, permite ver do alto a altitude a que o ser humano chega no contexto cósmico. É precisamente isso que João Baptista coloca diante dos olhos dos seus contemporâneos: a mais alta medida do humano. É também aí que a inculturação cristã o coloca, celebrando no ponto alto do astro a outra face solstícia para a qual aponta, o Nathale Solis Invicti.
(...) apresenta-se agora a altitude humana que, dos lugares altos, aos olhares se revela. É da toponímia joanina que a intuição nasce. Mas é também deste Norte, granítico e montanhoso, que, do Porto a Miranda do Douro, os olhares dão à luz novos olhares, não fosse o Hospital um dos lugares altos da Invicta e o lugar onde a existência humana assume rasgos particularmente montanhosos. " José Pedro Angélico

domingo, 7 de junho de 2009

07 de junho - vamos lá votar ? a ironia da democracia

foto Laurindo Almeida num dos centros do Porto (Jun 2009)
hoje é dia de contribuirmos com a escolha dos nossos 22 futuros euro-parlamentares para a eleição "simultânea" em 27 países europeus e escolhermos aqueles fadados que vão receber 7665€ brutos mensais, além de um conjunto de outras regalias para criarem as directivas que fazem o quadro legal de cada um dos países membros cada vez menos autónomos
a ironia é que parece estar tudo decidido, indiferentemente dos actos do passado, das crises do sistema e de quem as provocou, dos erros ou das virtudes de cada um dos partidos a sufrágio, e só estes se podem sufragar o que me coloca logo de fora por não pertencer a nenhum, do trabalho que cada no parlamento europeu que por algumas estatisticas que vimos foi bem diferente, de termos ido ou não para férias, de acreditarmos ou não, de irmos votar ou não, de como o Saramago tão bem satirizou votarmos em branco ou não, do número de abstenções ser mais ou menos elevado, o resultado é conhecido antecipadamente ... parecendo haver pouca margem para dúvidas ou incertezas (9 para o ps, 8 para o psd, 2 para o pcp não falo em cdu porque os verdes não estão em lugar elegível ..., 2 para o be e 1 para o cds/pp) e o resultado em termos globais para cada um dos grupos europeus, nos quais o psd e o pp se irão fundir, o mesmo acontecendo ao pcp e ao be, também são "conhecidos" antecipadamente com bastante exactidão, curiosa máquina "democrática" esta que através dos seus meios e medias nos consegue condicionar e controlar tão eficazmente ....
após uma campanha tão pouca propositadamente esclarecedora, há que manter a tal máquina, e transformar os partidos em clubes de futebol uma espécie de "religiões" em que votamos por fé ou por emoção e não por reflexão, a pergunta óbvia é : valerá a pena votar ? cada um dirá por si, eu vou, pelo menos fico com a ideia que tentei contribuir e ... mudar (ou será que não?)

sábado, 6 de junho de 2009

John Baldessari recebe hoje o Leão de Ouro (carreira) na Bienal de Veneza


John Balderrasi que tem correntemente uma exposição em Lisboa até ao próximo dia 20 (ver post aqui) recebe hoje o Leaõ de Ouro no Festival de veneza.
Uma entervista ao autor feita pela RTP por ocasião da exposição pode ser vista aqui.
"The Awards and Opening Ceremony of the 53rd International Art Exhibition will take place today, June 6th at 5 p.m. in the Giardini. The Board of the Foundation is this year awarding Golden Lions for Lifetime Achievement to:John Baldessari one of today's most important visual artists. Often named the most important art teacher of our times, he has above all developed a visual language entirely his own. Since the 1960s, he has worked in many disciplines and has produced an outstanding body of work that has inspired several generations of artists.[...]Yoko Ono a key figure in post-war art. A pioneer in performance and conceptual art, she is one of the most influential artists of our time. Long before becoming an icon in popular culture and in peace activism, she developed artistic strategies that have left a lasting mark both in her native Japan and in the West."

sexta-feira, 5 de junho de 2009

op67 - Leonor Brilha "Transparências"


inauguração conjunta com restantes galerias às 16:00 com a habitual animação de rua que vai melhorando de evento para evento ...
data: 06 jun a 22 jul 2009
local: porto-portugal, galleria arthobler, rua miguel bombarda 624, , tel. 351 226084448, info@arthobler.com, gps lat 41° 8'57.48"N; long 8°37'24.80"O
acessos: , estacionamento-
horário: ter a sáb 15:00 ŕs 19:30
preço : entrada livre

nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia

"Leonor Brilha (Torres Vedras, 1982) apresenta fotografias encenadas, onde movimentos de performance são registados numa só imagem, como os gestos que se sobrepõem numa pintura. É neste intervalo entre a sua última série de pinturas “After The Gold Master Pieces” e a fotografia, que se dá a subjectividade e a recriação."
exposição conjunta no local com Vanessa Chrystie (Londres, 1972)