segunda-feira, 7 de setembro de 2009

mais cartazes eleitorais desta vez para as eleições ... alemãs

cartazes do Partido Democrático Social (SPD-centro-esquerda)
"Energia atômica é coisa do passado. Energia limpa é o futuro. E por isso eu voto SPD" (esq)
"Educação não deve depender da conta bancária dos pais. E por isso eu voto SPD" (dir)

Cartazes da União Democrática Cristã (CDU- conservador)
"Nós temos a força para famílias fortes" (esq.) -- Foto de Ursula von der Leyen
" Nós temos a força para economia com racionalidade"(dir.) -- Foto de Karl-Theodor zu Guttenberg


Um amigo enviou-me um link para uma tradução brasileira dum artigo do Der Spiegel sobre cartazes de 2 das principais forças que disputam as eleições de Setembro na Alemanha.
Será interessante algumas comparações com os nacionais (post abaixo). Como ainda não consegui o cartaz do BE no estilo dos outros apresentados (a que designarei por "cromos" numa alusão às antigas cadernetas com rostos) nem descobri quem são os fotógrafos desses mesmos cromos, não vou para já comentar ou comparar mas gostaria de obtrer comentários dos leitores.
Chamaram-me a atenção para um facto curioso . nos cartazes da CDU alemã todos os ministros estão sorridentes mostrando os dentes ("sorrindo com a cara toda"), em todos os portugueses (ñão sei como está o do BE) todos os candicatos estão de boca fechada, uns mais sorridentes e outros menos. A mesma actitude encontramos nos cartazes do SPD alemão. Razões ?
Uma outra diferença curiosa que encontro desde já é nos alemães a fotografia estar assumida no cartaz onde se sobrepõe caixas de texto e logotipos enquanto nos cartazes portugueses, sem excepção os fundos da fotografia são eliminados ... uma questão cultural ?

Sem comentários: