quarta-feira, 24 de junho de 2009

Porto - para variar uma exposição nossa - "blue met green in black"


data: 28 jun a 07 out 2009 (na semana de 12 a 15 set só parte da manhã)
local: porto-portugal, casa dos açores do norte, rua bonfim 163, 4300-069 Porto, tel. 351 225194050 / 960226173, casadosacoresdonorte@gmail.com, gps latit: 41° 8'57.47"N, long 8°35'48.84"O
acessos: metro do porto - estação campo 24 de agosto
estacionamento: dificil na rua pode-se arriscar em cima do passeio em frente, alguns parques nas imediações
horário: seg a sex 09:30 às 18:00 (de 12 a 15 setembro apenas de manhã)
preço : entrada livre
Devido ao período de férias a exposição tem algumas alterações :
a. por sugestão da Casa dos Açores foi prolongada até 07 de outubrode 2009, por isso deixa de haver desculpas para não aparecerem;
b. na semana de 12 a 15 Setembro apenas das 09:30 às 12:30,
Para visualizar as fotos da exposição clique aqui
Irei também tentar colocar aqui links para os sites de que tomei conhecimento que tiveram a amabilidade de divulgar a exposição :
- a revista Sábado no seu GPS (cartaz) noticia a exposição
- o JN na sua edição impressa de 2009-07-30 na página 53 noticia a exposição
- o Guia do Lazer do jornal Público noticia a exposição
- o site PortoVivo.com noticia a exposição
- o blog brasileiro Entresseio do Silvio Neves de São Paulo noticia a exposição
- o site oficial do Turismo do Porto noticia (e destaca na pág de entrada) a exposição
- o blog Agenda Cultural do Porto (não oficial) tem uma noticia muito desenvolvida sobre a exposição
- o blog do amigo Orlando Teixeira brinda-nos com uma foto do Majestic
- o blog do amigo Penin Redondo honra-nos com um destaque sobre a exposição
- o blog do Olhares embora resolvendo trocar-me de sexo noticia a exposição
Agradeço ainda a todos os amigos que me honraram com a sua presença no dia da inauguração.
Apareçam - serão todos bem vindos a esta exposição conjunta minha e do João Almeida, comentem e critiquem, a cultura é feita deste intercâmbio de ideias
o local é a Casa dos Açores na Rua do Bonfim, 163 ali a escassos metros da estação do metro do Campo 24 de Agosto
A exposição manter-se-á até ao final do mês de Agosto no horário entre as 9:30 e as 18:00
A exposição de fotografia “blue met green in black” surge a convite da Casa dos Açores do Norte integrada na XXII Festa do Divino Espírito Santo no Porto, estando a sua inauguração agendada para cerca das 12:00 do próximo domingo, dia 28 de Junho de 2009, no decorrer do programa das referidas festividades.
O título em língua inglesa possui uma sonoridade muito própria, lembrando os “fluxos e refluxos” das ondas, pretende ser uma homenagem à panóplia de açorianos que partiram para o outro lado do seu/nosso Atlântico e que enchem no período estival de bandeiras americanas as ruas e caminhos do arquipélago.
O azul do mar e céu tão presentes e dominantes, encontraram no negro vulcânico mesclado com um verde intenso quase fosforescente que não pode deixar alguém indiferente muito menos o olhar de captadores de imagens, o mote desta exposição numa tentativa de identificar as emoções dos primeiros homens a fixar-se naquelas paragens.
As fotografias resultam de uma curta mas intensa passagem em conjunto pelo Pico e Faial em 2008, e reflecte dois modos de ver pessoais e diversificados sobre estas duas ilhas que apesar de serem já consideradas das mais belas ou melhores para viver do planeta continuam desconhecidas para muitos portugueses.
Se para o João, habituado a registar intensamente a figura humana esta aparece como que envergonhada num conjunto de imagens em que pormenores da paisagem picarota dominam o espaço representado, para o Laurindo o conjunto escolhido pretende mais representar as emoções fortes, únicas e ainda naturais que as ilhas nos transmitem.
Os registos digitais dos 2 autores foram impressos a cores por processo Lambda, a 254 dpi's.
A exposição estará patente entre 28 de Junho e 31 Agosto de 2009 na sala de exposições da Casa dos Açores do Norte (CAN).

1 comentário:

Laurindo Almeida disse...

Olá, muito obrigado pelas suas palavras já visitei o seu blog (http://brasilempreende.blogspot.com/) e o post referido e gostei muito que nos desse a conhecer este trabalho da fotógrafa holandesa Ellen van Deelen, que vou tentar conhecer melhor.
O meu blog como decerto repararam está suspenso para restruturação (e férias) mas temos que partilhar conhecimentos e experiências. Obrigado e parabéns pelo vosso trabalho desse lado do Atlântico.