data: 09 mar a 08 abr 2009
local: lisboa-, centro cultural belém, galeria mário cesarinypraça do império, , tel. 351 213612400, #mailto:ccb@ccb.pt#, gps lat 38°41'44.71"N; long 9°12'26.08"W
acessos: autocarros: 29, 43, 201; eléctricos: 15, estacionamento-junto ao centro
horário: seg a sex 14:00 às 18:00, sáb, dom, fer 14:00 às 20:00
preço : entrada livre
nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia
Esta exposição fotográfica insere-se na programação mais vasta do CCB “festival fervor de buenos aires” a decorrer de 9 de mar a 8 de abr 2009 que inclui
conferências, exposições, dança, tertúlias, teatro,
cinema, música (tango, milongas, etc)
“Em 1923, um jovem e desconhecido poeta de nome Jorge Luis Borges (1899-1986) publicava o seu primeiro livro: Fervor de Buenos Aires. Nenhum escritor
cantou, com tão apoixonada fulgurância, o fascínio da grande metrópolr. "Suponho-a tão eterna como a água e o ar".
Horacio Coppola (1906), que foi amigo de Borges, fotografou a cidade que o poeta cantou. A palavra de um e as fotos do outro juntam-se agora numa exposição
que evoca a contribuição de ambos para a
“fundação mítica” de uma cidade incomparável.”
local: lisboa-, centro cultural belém, galeria mário cesarinypraça do império, , tel. 351 213612400, #mailto:ccb@ccb.pt#, gps lat 38°41'44.71"N; long 9°12'26.08"W
acessos: autocarros: 29, 43, 201; eléctricos: 15, estacionamento-junto ao centro
horário: seg a sex 14:00 às 18:00, sáb, dom, fer 14:00 às 20:00
preço : entrada livre
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Esta exposição fotográfica insere-se na programação mais vasta do CCB “festival fervor de buenos aires” a decorrer de 9 de mar a 8 de abr 2009 que inclui
conferências, exposições, dança, tertúlias, teatro,
cinema, música (tango, milongas, etc)
“Em 1923, um jovem e desconhecido poeta de nome Jorge Luis Borges (1899-1986) publicava o seu primeiro livro: Fervor de Buenos Aires. Nenhum escritor
cantou, com tão apoixonada fulgurância, o fascínio da grande metrópolr. "Suponho-a tão eterna como a água e o ar".
Horacio Coppola (1906), que foi amigo de Borges, fotografou a cidade que o poeta cantou. A palavra de um e as fotos do outro juntam-se agora numa exposição
que evoca a contribuição de ambos para a
“fundação mítica” de uma cidade incomparável.”
Desse primeiro livro de Borges o poema “um pátio” onde múltiplas imagens se insinuam:
"Com a tarde
cansaram-se as duas ou três cores do pátio.
Naquela noite, a lua, o círculo claro,
Não domina o espaço.
Pátio, céu aprisionado.
O pátio é o declive
por onde escorre o céu na casa.
Serena,
a eternidade aguarda na encruzilhada de estrelas.
É bom viver na amizade sombria
de um recanto, de uma videira de uma cisterna.”
jorge luis borges in “Fervor de Buenos Aires” (1923)
"Com a tarde
cansaram-se as duas ou três cores do pátio.
Naquela noite, a lua, o círculo claro,
Não domina o espaço.
Pátio, céu aprisionado.
O pátio é o declive
por onde escorre o céu na casa.
Serena,
a eternidade aguarda na encruzilhada de estrelas.
É bom viver na amizade sombria
de um recanto, de uma videira de uma cisterna.”
jorge luis borges in “Fervor de Buenos Aires” (1923)
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