quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

e hoje o Slávia não reabriu ...

© Laurindo Almeida 2012
Hoje 4a feira, era a data anunciada, na imprensa, para a reabertura do Slávia.
Na noite de 5a. feira passada segundo versões que corriam na redondeza, um jovem de 33 anos, André Almeida, ter-se-á negado a pagar o que consumira (um café ?. Algumas cervejas ?)  e por isso terá sido sovado por cinco (seguranças?) chamados ao local, o que lhe provocou a morte ... a mecha do barril de pólvora tinha sido acesa  ... na sequência deste facto o café foi vandalizado, tendo sido destruídas todas as suas montras.
O Slávia tinha-se tornado uma referência da zona de Pinheiro Manso, aberto até de madrugada, com altos e baixos era um dos sitios de encontro da juventude e da população local. Um café actual destinado a várias clientelas.
Não conseguimos encontrar razões para  a morte do André, que ao que sabemos não conhecíamos, para além duma grande falta de "bom senso". Decerto que o grupo em que o André se inseria e ele próprio já haviam ao longo do tempo contribuido com o seu consumo diário para o equilíbrio financeiro do café, mas mesmo que assim não fosse, e independentemente da personalidade ou do passado do André, os meios utilizados parecem ser claramente desajustados face à situação. No meu entender nada justifica tirar a vida a uma pessoa e muito menos a um jovem e por um motivo tão insignificante.
Uma coisa me parece certa, um equilíbrio precário que se estabelecia na zona do Slávia e do Lago Azul em torno de pessoas e grupos de condição social e económica diferenciados foi posto em causa e provavelmente nada será como dantes.
O Slávia não reabriu, e talvez este seja um primeiro ato de bom senso, mas o que virá a seguir ?

Nota : segundo relatos de alguma imprensa, as razões da agressão que terá sido feita barbaramente envolvendo uma soqueira não se deveram a falta de pagamento mas a uma discussão no café.

2 comentários:

Zero disse...

Não sabia disso. Horrível história. O tecido social está a degradar-se rapidamente...

Anónimo disse...

sou da família do andré pelo que nós sabemos já não é a primeira nem última vez que esses seguranças actuam nesse cafe por ordem do patrão,o andré não se negou a pagar nada pois ele não era assim pois o desenrolar da história também foi diferente...sem comentários pois o nosso sofrimento é muito grande esse café é uma maldição pois todos consomem lá dão ganho á casa e por algo que aconteça que não seja do agrado desse tal senhor que nem assim devia ser chamado, manda então chamar os seus seguranças que enfim tiraram a vida neste caso mas noutros felizmente não aconteceram a mesma desgraça mas com grandes hematomas, nós afinal neste país temos a PSP para quÊ?