sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
O caso Ensitel
Finalmente a Ensitel reconhece que errou, retira a acção judicial contra Maria João Nogueira e promete estar mais atenta ao que os clientes dizem online. Uma vitória para a liberdade de expressão e para o "movimento social" que se gerou em torno deste caso.
Para mim e independentemente das particularidades deste caso e da sua génese, é uma lição para algumas culturas empresariais que parece que não querem aprender com a crise que afinal se calhar também ajudaram a criar. Após o infeliz comunicado anterior da empresa, será que têm capacidade para mudar ? A ver vamos, a experiência que apresento de seguida não o demonstra, mas estamos cá e todos os restantes consumidores para ver.
Ontem procurava uma capa para um telemóvel e resolvi entrar na loja da Ensitel do Norte Shopping. Para quem não sabe esta deve ser uma das lojas mais importantes da empresa. A loja como esperava estava completamente vazia, apenas lá se encontravam 2 funcionários. O que me surpreendeu foi a falta de cultura empresarial que senti. Numa altura em que a imprensa, pelos piores motivos, referenciava a Ensitel, caberia a esta "aproveitar" o momento para fazer marketing positivo, para dizer aos poucos que lá entravam - "sejam mensageiros de qualidade de serviço e quando vos disserem mal de nós digam : eu estive lá e fui muito bem atendiso!". Infelizmente não foi isto que observei, vi os 2 funcionários cabisbaixos atrás do "balcão" parecendo rezar para que as pessoas (nós 2) fossem embora. Questionados sobre se tinham o produto que pretendiamos deram uma resposta exemplo de mau serviço e mau profissionalismo a que respondemos com um "Obrigado" e saimos. Numa situação normal a minha filha provavelmente nem teria reparado, habituada que está, a encontrar em muitos estabelecimentos funcionários mal pagos, mal preparados e por conseguinte dessinteressados, numa clara contradição com os elevados montantes pagos em alugueres, marketing e salários aos executivos, mas quando temos o foco sobre nós teremos que ter ainda mais cuidado com esta atitudes. Na Ensitel parece que nestes 21 anos de actividade pouco trabalho de casa fizeram, talvez por estarem habituados a um mercado fácil, em crescimento contínuo. Pode ser que seja este o momento de viragem. A ver vamos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário