terça-feira, 31 de março de 2009

Contributos para a História da Fotografia em Portugal : uma perspectiva


ciclo de conferências no IPF-Porto R. Vitória 179 4050-634 Porto
28 abr 2009 21:30 A origem da fotografia no Porto : visão crítica dos percursos - Teresa Siza e Maria Carmo Serén
próximas conderências deste ciclo :
31 mar 2009 21:30 Estórias da Fotografia no Porto - António Manuel Morais (já realizada)
12 mai 2009 21:30 a importância da associação fotográfica do Porto
26 mai 2009 21:30 o grupo IF - Ideia e Forma
30 jun 2009 21:30 o Núcleo de Fotografia do sindicato dos Bancários do Norte - um exemplo de dinamismo
21 jul 2009 21:30 a formação em fotografia no Porto
"A história da Fotografia do Porto é uma riqueza quase desconhecida e em risco de se perder da memória da cidade. O ciclo (...) pretende iniciar a colheita de dados para a elaboração desta história (...) É um programa que deve ser caro não só para os fotógrafos portuenses como a todas as pessoas que estimam a preservação do património cultural do Porto. Organizado por António AMnuel Morais, este ciclo de conferências é constituido por seis sessões. sempre acompanhadas por uma exposição de fotografias."

op37 - colectiva-"Afrontamentos 5"


data: 07 mar a 11 abr 2009
local: porto-portugal, quase galeria - espaço t, rua do vilar 54/54A, , tel. +351 226081919,
espacot@espacot.pt, gps lat 41° 8'57.24"N; long 8°37'37.72"W
acessos: , estacionamento-
horário: seg a sáb 10:00-13:00 e 14:00-21:00
preço : entrada livre

nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia
Pintura, Escultura, Fotografia, Desenho
"O colectivo Afrontamentos tem vindo a apresentar-se em diferentes espaços, de Sul a Norte (e por aí…),
integrando um número não regular, nem permanente… de artistas “residentes”. Além dos elementos que participam neste colectivo desde a 1ª edição, tem como característica endereçar convite a outros jovenscriadores portugueses e de outros países.
A edição 5 de Afrontamentos irá alastrar pela quase galeria, estendendo-se a outros espaços no EspaçoT…saindo para fora e dentro…afrontando as leis da gravidade curatorial…"

segunda-feira, 30 de março de 2009

op35 - Manuel Casal Aguiar / Rui Lélis-"Povo, Lugares e Paisagens de Timor"


data: 07 mar a 14 abr 2009
local: valbom-gondomar-, lugar do desenho-fundaçăo júlio resende, rua pintor júlio resende, 346, , tel. +351 224649061,
info@lugardodesenho.org, gps lat 41° 7'37.89"N; long 8°33'45.62"O
acessos: , estacionamento-
horário: ter a sex 14:30-18:30; sáb e dom 14:30-17:30(encerra feriados e agosto)
preço : 1 € (0,50 € estudantes e +65 anos)

nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia

op32 - Giuseppe Martino-"Sguardi Indiscreti"


data: 07 mar a 03 abr 2009
local: porto-portugal, galeria arte no cais, cais das pedras 8, 2o. esq. frente., , tel. +351 913058281, galeria@artenocais.net, gps lat 41°8'45.31"N; long 8°37'51.24"O
acessos: , estacionamento-
horário: ter a qui 16:00 ŕs 19:00; sex 16:00 ŕs20:00; sáb 16:00 ŕs 19:00
preço :
nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia

op33 - Ângela Berlinde (Ângela M. Ferreira)-"Planet Caravan"


data: 28 mar a 31 mai 2009
local: ermesinde-portugal, Fórum Cultural de Ermesinde, rua fábrica da cerâmica, parque urbano dr. fernando melo, tel. +351 229783320, cmagalhaes@cmvalongo.net, gps lat 41°12'54.27"N; long 8°33'12.02"O
acessos: , estacionamento-
horário: ter a qui 10:00 /13:00; 15:00/19:00; sex 10:00-13:00; 15:00-19:00 e 21:00-23:00; sáb 15:00-19:00 e 21:00-23:00; dom 15:00-19:00
preço :

nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia

"Revestindo a forma de estreia, Ângela Berlinde, César Taíbo e valter hugo măe apresentam, pela primeira vez no Fórum Cultural de Ermesinde, uma mostra colectiva designada PLANET CARAVAN, na qual decidem abordar os quadrantes da irrealidade da viagem, enquanto fugaz seduçăo de um mundo que perde peso e adquire a leveza do paraíso. As obras surgem num espaço poético que combina as viagens cinematográficas de Ângela berlinde, com os reflexos da pintura “comics abstraction” de César Taíbo e a luminosidade esdrúxula das mulheres, nos desenhos valter hugo măe.
O projecto expositivo apresenta-se como uma reflexăo em torno das várias linguagens artísticas: a fotografia, a pintura o desenho, da forma como cada linguagem se revela particular no seu meio através do seu discurso próprio e como se inter-relacionam.
No universo denso de viagens de PLANET CARAVAN cruzam-se imagens captadas em inúmeras realidades, a poética da viagem no espaço equilibra-se com o entusiasmo e o espanto da navegaçăo quer no espaço, quer nas oscilaçőes entre o real e o sonho. Trata-se da aglutinaçăo de várias viagens numa só viagem: a do devaneio. É uma viagem liberta da fatalidade do tempo cíclico, apenas aberta ŕ renovaçăo. Uma mostra de trabalhos que nos projectam para um ameno veludo intocável."

op34 - Guy Tillim-"Avenida Patrice Lumumba"


data: 27 mar a 17 mai 2009 - visita guiada 16 ABR (Qui), 18h30, por Ulrich Loock (em inglês)
local: porto-portugal, serralves-museu de arte contemporânea, rua dom joão de castro 210, , tel. +351 226156500,
serralves@serralves.pt, gps lat 41° 9'35.40"N; long 8°39'35.35"W
acessos: autocarro: 201, 203, 207, 502, 504 e Circuito Turístico; metro : casa da música e transbordo para um dos autocarros referidos, estacionamento-parque 0,80€/hora no museu seg a dom: 10:00 - 19:00 (entrada pelo largo d. joão III)
horário: ter a sex 10:00 às 17:00; sáb, som e fer 10:00 àŕs 20:00
preço : domingos até ŕs 14:00 - entrada livre, estudantes ou jovens até 18 anos- entrada livre, restantes (2,5€ cratăo jovemn e maiores de 65 anos)
nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia

"Săo muitas as ruas da África Central com o nome do político que se bateu pela independęncia do Congo, Patrice Lumumba, assassinado em 1961 com o auxílio da CIA. A obra de Guy Tillim consiste em cerca de 60 fotografias de grande formato de edifícios da arquitectura modernista de países como o Congo, Angola, Moçambique, o Benim e Madagáscar, que as potęncias colonialistas ergueram pouco antes da libertaçăo desses países. A sua obra aborda o fracasso das utopias de antigos dirigentes e as dificuldades enfrentadas pelos povos africanos no seu esforço para encontrarem um lugar próprio. Em Serralves, estas fotografias convidam o público portuguęs a confrontar-se com o seu próprio passado colonial. "

op31 - Susana Ribeiro-"Ten - fotografia e desenho"


data: 07 mar a 30 abr 2009
local: porto-, galeria átomo, rua oliveira monteiro 314 r-ch, , tel. 351 220187960/912598789, , gps lat 41° 9'27.89"N; long 8°37'18.61"O
acessos: , estacionamento-
horário: seg e qua a sáb 10:00 ŕs 13:00 e 14:30 ŕs 20:00; dom 14:30 ŕs 20:00
preço : entrada livre
nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia
"A essęncia do estilo retro está representada no trabalho de Susana Ribeiro, caracterizado por imagens e formas geométricas de cores contrastantes, utilizadas em todos os elementos representativos dos anos 70.
Toda esta ideologia de imagens representativas da década associadas ŕ decoraçăo, moda e cinema,é expressa nos seus trabalhos em diferentes áreas : pintura, desenho, fotografia e instalaçăo.
Aspectos de moda e decoraçăo retro ou vintage, que persistem até ŕ actualidade, adquirem um caracter ilusório entre a superficie bidimensional e o caracter tridimensional do inexplorado, interagindo na decoraçăo actual com a capacidade camaleónica de adaptaçăo a qualquer ambiente."

quinta-feira, 26 de março de 2009

Promoções Nikon na Bélgica


Até 14 de junho de 2009 a Nikon na Bélgica oferece reembolsos na compra de material seleccionado (o rebate faz-se por envio de prova de compra e registo do produto). Exemplos :
- corpos - de 80 € num kit D90 a 500 € num corpo D3X
- lentes zoom - de 35 E numa AFS-VR 70-100 mm a 450 € numa AF-S VR 200-400/4.0 G IFED
- lentes fixas - de 25 @ na nova 50mm/1.4G a 550 € na AF-S VR 600/4 G IF ED
- flashs 25 € no SB-900 e 45 € no kit R1C1
E em Portugal ? "Nós por cá todos bem ..." a avaliar pela fraca adesão à peticção por nós lançada a pedir melhores serviços Nikon em Portugal (http://www.gopetition.com/online/26220.html) ...

Promoções Nikon em França


Até 14 de junho de 2009 a Nikon em França oferece (desconto imediato na loja) :
- 150 € por compra de equipamento que custe entre 1500 e 1999 €
- 200 € por compra de equipamento que custe entre 2000 e 2499 €
- 250 € por compra de equipamento que custe entre 2500 e 2999 €
- 300 € por compra de equipamento que custe entre 3000 e 3499 €
- 350 € por compra de equipamento que custe entre 3500 e 3999 €
(ofertas acumuláveis ...)
E em Portugal ? "Nós por cá todos bem ..." a avaliar pela fraca adesão à peticção por nós lançada a pedir melhores serviços Nikon em Portugal (http://www.gopetition.com/online/26220.html) ...

terça-feira, 24 de março de 2009

lx30 - Giuliano Bora-"LIGHTSCAPES"


data: 14 mar a 10 abr 2009
local: lisboa-portugal, galeria colorida, rua costa do castelo 63, (entrada pela escadinhas do marques de ponte de lima 1A), tel. 351 211512142, colorida@colorida.pt, gps lat 38°42'47.84"N; long 9° 8'4.76"O
acessos: metro : martim moniz; eléctrico: 28, 12; autocarros 37, estacionamento-Portas do Sol - Alfama
horário: ter a sex 10:00 ŕs 19:00; sab 15:00 ŕs 22:00; dom 11:00 ŕs 18:00
preço :
nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia

"Em LIGHTSCAPES, Giuliano Bora recria o seu envolvimento com a natureza e seus elementos com a ajuda da luz. Plantas, vegetaçăo e árvores săo
temas recorrentes e reconhecíveis. Construçőes abandonadas, esquecidas, partes permutáveis da existęncia enquanto tal, locais onde algo está
ocorrendo ou já se passou, como num filme.
Nas imagens fotográficas surgem novas formas de luzes, luminosidades mágicas, que se tornam parte e ao mesmo tempo origem da luz.
Mais do que o registo da natureza, o importante para Giuliano Bora é o registo da fracçăo da luz, dessa forma ŕ medida que a fotografia se torna uma experięncia cada vez mais pessoal, amplia o espectro do significado da experięncia de se conservar um momento em uma imagem."

segunda-feira, 23 de março de 2009

lf01 - Santiago de Compostela - Centro Galego de Arte Contemporanea

local: santiago de compostela-espanha, centro galego de arte contemporanea, rúa valle inclán s/n, tel. 354 981546619, cgac@xunta.es, gps lat 42°52'59.73"N; long 8°32'25.00"O

E que tal um salto à Galiza - Espanha (Galicia)?
O CGAC, num edificio projectado por Siza Vieira justifica uma visita com 2 propostas na área da fotografia em cartaz :


1 - Pequena História da Fotografia
12 mar a 03 mai 2009, ter a dom entre as 11:00 e as 20:00
"De revisión, de colección e de práticas, neste caso fotográficas, versa esta Pequena historia da fotografia. Con fondos da colección CGAC e das coleccións ARCO e Ordóñez-Falcon, depositadas no centro, o comisario Manuel Segade prpón unha revisión dos xéneros históricos da arte a través da fotografia. O retrato, a natureza morta, apaisaxe e a abstracción son revisados a partir de relecturas dos xéneros como recadros interpretativos a través da câmara de Wolfgang Tillmans, Pierre Gonnord, Tacita Dean, Andrés Serrano, Douglas Gordon, Manuel Vilariño, Virxilio Viéitez, entre outros artistas (Iñaki Bonillas, John Coplans, Rineke Dijkstra, Willie Doherty, Paul Graham, John Hilliard, Evelyn Höfer, Ingar Krauss, Jonathan Monk, Malakeh Nayini, Holger Niehaus, Erwin Olaf, Joao Penalva, Peter Piller, Carla van de Puttelaar, Rosângela Rennó, Toshio Shimamura, Angela Strassheim, Albrecht Tübke, Valentín Vallhonrat e Ben Watts).A mostra evidencia a importancia dos fondos fotográficos das coleccións custodiadas no museo. Nomes fundamentais da historia da fotografia das últimas décadas, obras portada de revista, ou que foron utilizadas como carteis de evntos artisticos internacionais, ou que serviron como motivo central a ensaios fundamentais sobre a esrética da actualidade compoñen un fondo heteroxéneo, privilexiado e versátil que dan forma a esta Pequena historia da fotografía."
2 - A Porta Aberta. acerca da fotografía
17/22, 24/29 mar 2009, das 11:00 e as 20:00
En relación coa mostra Pequena historia da fotografía presentamos unha serie de programas en formato audiovisual nos que se estudia a historia da fotografía. Programas de video de ferramentas educativas
Duración: 26 min (cada capítulo)
Cap. I O PRACER DE FOTOGRAFAR
Cap. II ANTE O MUNDO VISIBLE
Cap. III UN MUNDO REPRESENTADO
Cap. IV UN MUNDO FOTOGRAFADO
Cap. V A OUTRA CARA DO PAPEL
Cap. VI UN MUNDO DIMINUÍDO
Cap. VII UNHA VISIÓN PERSOAL
Cap. VIII A CÁMARA DE FOTOGRAFAR
Cap. IX A OUTRA CARA DO MUNDO
Cap. X A IMAXE REAL
Cap. XI UN MUNDO INVENTADO
Cap. XII MÁIS ALÁ DO DOCUMENTO
Cap. XIII O PRACER DE FOTOGRAFAR 2

sábado, 21 de março de 2009

dia dos pais



à esquerda : artwork de Miguel Almeida e à direita : pósprodução fotográfica de Susana Almeida

hoje em dia criaram-se dias para tudo, e os 365 ou 366 dias do calendário gregoriano já nem chegam para todos, pelo que na mesma data são acumulados várias chamadas de atenção para outros tantos temas que são importantes por isso mesmo - sensibilização
o dia do pai - 19 de março em Portugal, é simultaneamente um dos que recordo há mais tempo e um dos que menos compreendo, por algumas leituras parece ter na sua origem os EUA, não me parecendo claro que os pais precisem de que chamem a atenção sobre eles e os seus problemas ... ... excepto quando como no meu caso, se teve o privilégio de receber "atenção" com as duas visões que se complementam aqui apresentadas, então faz-nos querer que este dia se repita muitos anos

sexta-feira, 20 de março de 2009

petição para melhor serviço Nikon em portugal



em principio não sou muito adepto deste fenómeno tipo "Prozac tecnológico" que é a mania das petições on-line, mas reconheço que facilita e pode ser uma boa forma de fazermos chegar um determinado sentimento a alguma entidade e por isso decidi iniciar este como forma de sensibilizar a nikon para ... as difiuldades dos nikonistas actuais, passados ou potenciais no nosso país, talvez esta simples pressão se muito apoiada possa ter algum efeito, por mais pequeno que seja será bem vindo

esta petição é dirigida à Nikon mas provavelmente poderia com algumas diferenças ser enviada a muitas outras marcas existentes em Portugal ou a outras que nem se dão ao trabalho de cá se representarem

é habitual entre quem nasceu, reside ou trabalha em Portugal um sentido de frustação pela apatia da Nikon neste país em contraste com a qualidade dos seus produtos e com as práticas noutros locais

muitos já experimentaram ou ouviram falar das dificuldades em adquirir produtos, obter apoios ou simplesmente efectuar uma reparação ou manutenção

parecemos um país abandonado pela Nikon reflectindo as baixas vendas no nosso país em oposição aos muitos fotógrafos que utilizam material desta marca ...

... ou será que estes números resultam da necessidade de comprarmos os nossos produtos fora de portas onde a oferta, o serviço, a duração das garantias e os preços são mais atrativos

se estás no geral em sintonia com estas ideias pf, após leres. assina esta petição que será enviada também em inglês para a Nikon em Portugal, na Europa e no Japão

ficamos-te muito grato se entretanto divulgares esta iniciativa

obrigado

pt13 - colectiva-"15 Unidades Fabris da Região - Os Saudosos da Indústria"



data: 21 mar 21:00 a
local: coimbra-portugal, casa da esquina - associação cultural, rua aires de campos 6, , tel. , casadaesquina.associacao@gmail.com, gps lat 40°12'22.27"N; long 8°24'58.98"W
acessos: , estacionamento-
horário:
preço :
nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia

exposição de vários fotografos sobre espaços industriais abandonados em Coimbra no meio de muita animação
- Carlos Verissimo, Fátima Feliciano e Sandra Crus
- Ana Teixeira (Açores)
- Carlos S. Júlio - a caminho do novo mundo seja ele onde for
- Di - o lugar geométrico
- DrGica - moldes
- Hugo Besteiro - Das Kapital
- José Paulo Andrade - Arqueologia Industrial
- Luisa Bernardes . Dicotomia
- Maria António Ferro - reflexos
- São Ataíde - contrastes
- José Pedro Reis

22 Março - saída fotográfica à casa-estúdio de Carlos Relvas


como decerto se recordam esta saída esteve anteriormente agendada para o passado dia 01 de março, tendo registado mais de duas dezenas de adesões, infelizmente as previsões metereológicas aconselharam a um adiamento desta iniciativa que esperamos agora seja ainda mais populada. este encontro de fotógrafos, amigos e familias será não só um ponto de convívio mas também uma forma de conhecermos uma das pérolas do património fotográfico português, a casa-estúdio de Carlos Relvas na Golegã, um fotografo amador português que viveu no séc. XIX (1838-1894) e que foi inovador no seu tempo, teremos claro oportunidades para fotografar e partilharmos ideias e conhecimentos. posteriormente organizaremos uma tertúlia para sedimentar conhecimentos com base numa selecção de fotografias de cada participante
todos são bem-vindos, confirma a tua peresença :
não há qualquer custo de organização, as únicas despesas serão as de deslocação (partilhada), almoço e entrada no museu pagas directamente e outras de carácter pessoal
já temos confirmada uma visita guiada, o preço de entrada no museu (Casa-Estúdio) será de 3.15 € por pessoa, os reformados, professores e estudantes pagarão apenas 1.5 € e os menores até aos 12 anos entrarão gratuitamente
onde ? casa-estúdio Carlos Relvas (fotografo português entre 1838-1894) - Golegã, Portugal
transporte ? em viaturas partilhadas

programa provisório - 22 de Março de 2009

- cerca das 08:15 - concentração no Porto, briefing e distribuição pelas viaturas
- paragem fotográfica em local a definir
- almoço
- visita guiada à casa-museu e actividades na mesma
- sessão fotográfica em local a definir
- regresso a casa
em dia posterior
- selecção de x fotos por participante (a cargo do mesmo)
- tertúlia fotográfica colectiva com debate sobre as fotos que cada um selecionou
infos :
- para quem não for do Porto haverá outros pontos de concentração
- a casa situa-se a cerca de 240 Km do Porto, a generalidade dos quais por Auto-Estrada
Carlos Relvas foi homem de sete ofícios e entre eles fotógrafo amador que levava os seus vinhos e ... as suas fotografias às exposições internacionais Mais informação e tb galeria fotográfica no site da Casa-Estúdio Carlos Relvas (na Golegã): http://www.casarelvas.com/site/pt/php/obra.php

quinta-feira, 19 de março de 2009

férias da páscoa em Caldas da Rainha com fotografia pinhole



onde : calda da rainha-portugal, centro cultural e de congressos
quando : féruias da páscoa, entre 30 de mar a 09 de abr, entre as 10:00 e as 18:00, com almoço e lanche incluído
o quê : oficinas pedagógicas de Fotografia pinhole
para quem : crianças dos 8 aos 12 anos
preço : 160 € e 100 € com descontos possíveis para familias

lx29 - colectiva "Pintar o Cérebro"


data: 15 a 22 mar 2009
local: lisboa-portugal, pavilhão do conhecimento - foyer
horário: ter a qui e sab e dom 10:00 às 18:00; sex 10:00 às 22:00
preço : entrada livre
nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia

"exposição de fotografia científica, intitulada "Pintar o Cérebro", com imagens colhidas em laboratórios de investigação portugueses sobre neurociências, o cérebro e as células cerebrais, com o objectivo de dar uma perspectiva científica e artística da actividade dos neurocientistas."
participantes :
- catarina ramos IMM Lisboa - neurónios da retina - a extensão molecular do cérebro
- marco matos CNC Coimbra - arte no verde e no vermelho - a separação das cores
- sofia baptista IBILI e CNC Coimbra - uma bola de células estaminais - imaturidade
- ricardo reis UFRJ Rio Janeiro e CNC Coimbra - a dança neuro-glial
- sofia grade CNC Coimbra - astrócitos - a cola do cérebro
- ermelindo leal IBILI Coimbra - rede de vasos
- fabienne agasse CNC Coimbra - saudável comunicação - mensageiros
- alexandre rosa CNC Coimbra - uma bola de células estaminais - comunicação em perfeita harmonia

quarta-feira, 18 de março de 2009

op29 - colectiva "Olhares"


data: 21 mar (inauguração pelas 16:00) a 26 abr 2006
local: porto-, centro portuguęs de fotografia (ministério da cultura) ex-cadeia da relaçăo, campo mártires da pátria, , tel. 351 222076310,
#mailto:email@cpf.pt#, gps lat 41° 8'41.01"N; lon- 8°36'57.14"O
acessos: , estacionamento-
horário: ter a s 10:00 ŕs 12:30 e 15:00 ŕs 18:00; sáb, dom e fer 15:00 ŕs 19:00
preço : entrada livre
nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia
embora muito jovem o "olhares" foi claramente um site que muito fez pela divulgação da fotografia no nosso país rivalizando com outros como o "1000 imagens", e muitos dos fotógrafos que têm obra publicada em sites mais intenacionais (caso do "Flickr" ou do "Devianart" tendem a ter aqui também o seu cantinho ...
lê-se por aí alguma insatisfação sobre a forma como estas 95 fotografias, também publicadas em livro, foram seleccionadas entre as "1 milhão" publicadas mas sobre isto não conseguimos acrescentar valor pois não conhecemos os critérios ou metodologia utilizados, o que não nos impedirá de apreciar a obra destes 95 "eleitos"

terça-feira, 17 de março de 2009

lx27 - Edgar Martins-"Topologias"


data: 19 mar a 19 abr 2009 (inauguração 20.mar 18:30)
local: lisboa-portugal, museu do oriente-galeria exposições temporárias, avenida brasília, doca de alcântara (norte), (entrada pela fachada virada para a av. 24
de julho), tel. 351 213585200,
minfo@foriente.pt, gps lat 38º 42' 09N; long 9º 10' 20W
acessos: autocarros: 12, 28, 714, 738, 742; eléctricos: 15E, 18E; comboios: Linha de Cascais (Estação de Alcântara), Linha da Azambuja (Alcântara-Terra),
estacionamento-parque público junto ao museu
horário: ter a qui e sab e dom 10:00 às 18:00; sex 10:00 às 22:00
preço : entrada livre
nota : ver pf calendário global das exposições existentes no post calendário de exposições de fotografia
"Considerado, pela crítica britânica, um dos expoentes máximos da fotografia contemporânea, Edgar Martins (nascido em èvora mas a trabalhar em Londres onde se formou) traz ao Museu do Oriente uma mostra de trabalhos recentemente apresentados em Nova Iorque.
Palco para o confronto com o quotidiano, Topologies, chama a nossa atenção para a fluidez universal, o carácter provisório das fronteiras, a permeabilidade do espaço.
Em Topologies, o artista move-se numa paisagem de incerteza, numa paisagem cultural de fluxo, transição e oposição permanentes. São paisagens de grandes extensões de neve na Islândia, imagens de auto-estradas e aeroportos, praias que se assemelham à inóspita superfície lunar, ou imagens que testemunham os grandes incêndios que assolaram Portugal nos verões de 2005 e 2006, figuras etéreas de grande sensibilidade e pureza, quer sob a forma de cores vivas e luminosas, quer monocromáticas, como se de pintura minimalista se tratasse."
“O meu trabalho é muito simples”, declarou recentemente o artista ao British Journal of Photography, “tanto do ponto de vista visual como do ponto de vista temático. Ele focaliza-se nos espaços onde se vislumbra a polaridade entre o espaço construído e o espaço natural. É um trabalho baseado me metáforas muito simples. É um trabalho igualmente simples do ponto de vista visual, recorrendo ao preto e branco ou a cores muito saturadas.”
“À primeira vista, penso que poderia dizer-se que o meu trabalho lida essencialmente com dois temas: o impacte do modernismo no meio ambiente (a Modernidade está bem presente no meu trabalho) e a fotografia enquanto processo de representação. O meu trabalho é auto-referente, ou seja, comunica ideias sobre o quão difícil é comunicar.”
“Quando as coisas são simples, as pessoas são levadas a comprometer-se com o trabalho. Também me agrada partir do princípio de que a minha obra as leva a reflectir na fotografia como um processo. Os meios de comunicação tornam-nos muito passivos em relação à imagem visual. O que eu pretendo verdadeiramente é que as pessoas se comprometam cada vez mais com a imagem e com o ambiente exterior.”

segunda-feira, 16 de março de 2009

op28 - colectiva-"Iva Silva, Ângela Ferreira e Pedro Moreira"


data: 06 mar a 23 mai 2009
local: porto-, servartes, rua da constituição 2105 r/c, , tel. 351 228311048 / 962430396,
geral@servartes.com, gps lat 41° 9'51.07"N; long 8°37'23.11"O
acessos: , estacionamento-
horário: seg a qua 14:00 às 22:00, qui a sáb 14:00 às 24:00
preço :

nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia

"(...) por brincadeira servia de modelo (...) rapidamente interiorizou conceitos básicos de enquadramento, contrastes, perspectiva e outras noçőes (...)
os seus motivos preferidos dividem-se e misturam-se, essencialmente entre urbanos e moda" - Iva Silva

"Acabar no Ínicio e
Começar no Fim" "You'll never walk alone - Nina Simone" - Ângela Ferreira

"(...) desde cedo teve o parzer de ouvir o click da ma´qiuina e o arrastar da película fotográfica, muito por culpa das viagens que fez na juventude, impulsionadao pelo gosto de viajar dos seus pais (...)" - Pedro Moreira

sexta-feira, 13 de março de 2009

lx28 - André Cepeda-"River"


data: 07 mar a 11 abr 2009
local: lisboa-portugal, galeria pedro cera, rua do patrocínio 67 E, , tel. 351 218162032,
geral@pedrocera.com, gps lat 38°42'52.29"N; long 9°9'52.02"O
acessos: , estacionamento-
horário: ter a sáb 11:00 ŕs 13:30 e 14:30 ŕs 19:.30 pm
preço :

nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia
“ resultado de uma viagem de 28 dias nos Estados Unidos, através das estradas que ladeiam o rio Mississipi, realizada pelo artista no ano passado. A mostra é acompanhada pelo livro com o mesmo título River que integra 25 imagens recolhidas durante o percurso”

quinta-feira, 12 de março de 2009

pt11 - Manuel Botelho-"Confidencial/Desclassificado - Madrinha de Guerra"


data: 14 mar a 09 mai 09
local: lagos-portugal, centro cultural de lagos, rua lançarote de freitas.7, , tel. 351 282770450,
cmlagos@mail.telepac.pt, gps lat 37° 5'59.60"N; long 8°40'18.65"O
acessos: , estacionamento-
horário: seg a dom 10:00 ŕs 20:00
preço : entrada livre

nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia

“Madrinha de Guerra" é uma exposiçăo da autoria de Manuel Botelho que apresenta duas séries inéditas do seu projecto fotográfico CONFIDENCIAL / DESCLASSIFICADO: "Madrinha de guerra" e "Flagelaçăo". A par destas 24 novas fotografias, de grande formato, estará também
presente no Centro Cultural de Lagos uma selecçăo de imagens, já anteriormente expostas, desse mesmo projecto.
O pano de fundo é ainda a guerra que Portugal travou em África entre 1961 e 1974 mas, tal como nas séries apresentadas em 2008 (Fundação EDP, Galeria Lisboa 20 e Museu de Arte Contemporânea de Elvas), não assistimos ŕ ilustraçăo de factos concretos mas antes a uma
alegorizaçăo. Nestas evocaçőes do real, registam-se elementos de uma guerra concreta e de situaçőes a ela associadas para pensar a mesma, mas também todas as outras guerras, ou ainda, a guerra como realidade abstracta.”

pt12 - Fernanda Carvalho-"Fotografias (integrado em Paredes de Cor)"


data: 01 a 31 mar 2009
local: caldas da raínha-portugal, café-concerto do ccc de caldas da rainha, rua dr. leonel sotto mayor, cheap ‘n chic cafe, tel. 351 262889650,
ccc.secretariado@cm-caldas-rainha.pt, gps lat 39°24'24.33"N; long 9° 7'56.80"O
acessos: , estacionamento-3 pisos subterraneos no local
horário:
preço :

nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia
“Uma visão de actriz fora de cena com adereços teatrais é um imenso risco, apenas podendo ser atenuado por um invulgar talento como modelo e por uma extraordinária beleza. Tudo isto reúne a Sílvia Santos”:
“Uma velha máquina de fole, já sem funcionar, foi na minha infância o brinquedo que me despertou para a observação.
Depois alargou-se o horizonte com a prenda dos avós, uma câmara Kodak Brownie 127, que ainda olho diariamente, repousando dos inúmeros cliques que com ela fiz, agora junta a outros companheiros de percurso; os livros.
Mais tarde, adolescęncia fora, descubro o prazer pelo desconhecido através das frequentes viagens a Espanha.
Da observação e da ne­cessidade compulsiva pelo desconhecido, nasce o desejo de registar o instante que jamais se repete. Como memória plástica para lá da mente. Com a angústia de registar no instante do clique no obturador, a morte anunciada desse tempo.
Depois, acentua-se o apetite por fotografar, com as viagens solitárias, na área do documental.
É o período também da necessidade do conhecimento técnico, do arco.
Depois da escola vem o desejo pelo retrato. Não o retrato à procura da alma ou da personalidade do modelo, mas antes da encenação e da fantasia da personagem. Por fim, o registo de que paredes meias com o quarto, tenho o local mais mágico da casa: O Laboratório.”

quarta-feira, 11 de março de 2009

pt08 - Marcus Garcia Moreira-"Caligrafias e Figura Humana"


data: 14 mar a 26 abr 2009
local: guimarães-portugal, centro cultural vila flor, av. d. afonso henriques 701, , tel. 351 253424700,
geral@ccvf.pt, gps lat 41°26'19.96"N; long 8°17'42.86"O
acessos: , estacionamento-150 lugares em parque público
horário: continuamos sem ter esta informação e sem resposta do mail enviado ao CCVF
preço : entrada livre

nota : ver pf calendário global das exposiçőes existentes no post calendário de exposiçőes de fotografia

"săo fotografias de uma experięncia sobre o quotidiano urbano, enquanto lugar de expressăo de indivíduos através de intervençőes no espaço público.
O resultado é uma linguagem visual feita de escritas pertencentes a campos diversos como as artes, a publicidade e a expressăo popular, e que se sobrepőem na construçăo de ficçőes."